Portal Castello Connection
Brasil

Assembleia de SC aprova PL que põe fim às cotas raciais nas universidades estaduais

Proposta segue para sanção do governo e reacende debate sobre ações afirmativas, autonomia universitária e impacto na diversidade estudantil.

Foto: Jeferson Baldo/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou o projeto de lei que extingue as cotas raciais nas universidades estaduais e nas instituições privadas que recebem recursos do governo estadual. O texto também prevê multa de R$ 100 mil e corte de verbas para instituições que descumprirem a determinação.

A proposta, de autoria do deputado Alex Brasil (PL), recebeu 24 votos favoráveis e 7 contrários. Além de proibir cotas raciais para ingresso de estudantes, o PL também veta ações afirmativas para contratação de docentes e servidores em instituições de ensino superior.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O projeto segue agora para sanção do governador Jorginho Mello (PL), que ainda não se manifestou oficialmente sobre a decisão.

A aprovação reacendeu debates sobre ações afirmativas, autonomia universitária e os impactos da medida na diversidade estudantil. Universidades continuam autorizadas a manter cotas para pessoas com deficiência, estudantes de baixa renda e egressos da rede pública, conforme previsto no texto aprovado.

Parlamentares que votaram contra o fim das cotas raciais:

  • Fabiano da Luz (PT)
  • Marquito (PSOL)
  • Neodi Saretta (PT)
  • Padre Pedro Baldissera (PT)
  • Paulinha (Podemos)
  • Rodrigo Minotto (PDT)
  • Vicente Caropreso (PSDB)

O projeto segue agora para análise do governador Jorginho Mello (PL), que decidirá se sanciona ou veta a proposta.

A aprovação reacendeu debates sobre ações afirmativas, autonomia universitária e os impactos da medida na diversidade estudantil. Universidades continuam autorizadas a manter cotas para pessoas com deficiência, estudantes de baixa renda e egressos da rede pública.

Fonte: G1

Relacionados

Carol Lekker é expulsa de A Fazenda após agressão ao vivo contra participante

Ingrid Galvão

Pesquisa aponta que quase metade das mulheres no Brasil não se sente respeitada

Ingrid Galvão

Câmeras registram turista agredindo namorada com socos em elevador no Rio

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais