Aos 23 anos, o nadador amazonense Caio Arcos está de malas prontas para o Rio de Janeiro, onde participará do prestigiado Troféu Maria Lenk de Natação 2025, entre os dias 23 e 26 de abril, no Clube de Regatas do Flamengo. Caio, que integra o programa Bolsa Esporte Estadual, competirá nas provas de 50 metros costas masculino e 200 metros costas masculino.
A sua primeira participação na competição ocorreu em 2023, quando o atleta se destacou ao chegar à final dos 200 metros costas, marcando o retorno de um nadador do Amazonas a uma final do Troféu Brasil após duas décadas. Em sua jornada, Caio fez parte do ciclo olímpico para Paris 2024, e agora mira um grande feito: conquistar um pódio para o Amazonas, feito que não ocorre desde 1993.
“Este é, sem dúvida, o evento mais importante da natação no Brasil. Vou enfrentar os melhores atletas do país e minha expectativa é alcançar o pódio, principalmente nos 200 metros costas, e levar a bandeira do Amazonas ao topo. Tenho me preparado intensamente para este momento, pois este é apenas o começo do ciclo que me levará aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. Quero estar entre os grandes nomes da natação brasileira”, comentou Caio.
O Troféu Maria Lenk teve início no dia 21 de abril e seguirá até sábado, 26. Ao todo, 380 atletas estarão presentes, representando 44 clubes, incluindo nadadores internacionais de países como Turquia, Uruguai, Colômbia e Bolívia. Além de ser um dos maiores eventos de natação do Brasil, a competição também serve como seletiva para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Singapura, o Campeonato Mundial Júnior na Romênia e os Jogos Pan-Americanos Júnior em Assunção.
*Fonte: AM POST