O Wrestling amazonense está na torcida pelos nove atletas que foram lutar por uma medalha na Gymnasiade, que em 2024 está sendo realizada no Bahrein. O Wrestling terá disputas nos dias 28, 29 e 30, e em todos esses dias haverá representantes do Amazonas. A modalidade foi a única a classificar atletas do Estados para os Jogos.
No total, a competição reúne cerca de 5 mil atletas-estudantes, representantes de 70 países. O Brasil levou 371 atletas, a segunda maior delegação, atrás somente da delegação do Bahrain, com 596 participantes.
Com 9 atletas, a equipe de Wrestling do Amazonas é a maior da Seleção brasileira e, por isso, dois técnicos do Estado foram convocados para acompanhar a equipe, Waldeci Silva e Wendel Barbosa. Dentre os lutadores que foram ao Bahrein, três são do município de Benjamin Constant, Francisco Willison, Raniel Veloso e Ágatha Maciel. Todos obtiveram suas classificações nos Jogos Escolares Brasileiros sub-14, realizados em Recife – PE.
Jogos de alto nível
Para o técnico da equipe, Waldeci, será uma competição de altíssimo nível: “o nível está muito alto. Países que são tradicionais no Wrestling mundial, e que não costumavam vir para essa competição, como Irã, Azerbaijão, Cazaquistão, agora já estão confirmados, além dos Estados Unidos e de atletas russos, representando Bahrein”.
Mas os adversários de peso não serão problema, segundo Waldeci, porque a equipe do Amazonas está preparada e confiante: “estamos confiantes que iremos trazer bons resultados. Estamos com uma base forte e essa base está se renovando, tanto os que estão aqui quanto os que não se classificaram, e eu tenho certeza de que o Amazonas e o Brasil estão bem representados; acreditamos que esse resultado vai vir e vamos seguir fomentando nossa base”, ressalta ele.
A agenda dos amazonenses é a seguinte: no dia 28, no Estilo Livre, lutarão Francisco Willison (45kg), Raniel Veloso (48kg), Maik Ibson (55kg) e Vitor Braga (65kg); no dia 29, serão as lutas femininas, de Jennifer Queiroz (40kg), Jennifer dos Santos (43kg), Avril Karoline (57kg), Jhully Menezes (61kg) e Ágatha Maciel (69kg); e no dia 30, lutará Raniel Velozo (45kg) novamente, mas na luta Greco-romana.
Para completar, Waldeci fez seus agradecimentos aos que colaboraram para que a equipe chegasse à Gymnasiade: “agradeço ao treinador Wendell, que está nos ajudando, à Federação amazonense de Desporto Escolar (FADE), à Secretária de Educação e Desporto Escolar (SEDUC), à Federação amazonense de Luta Livre Esportiva, Wrestling,Grego Romana e Grappling (FALLE), a todos que contribuem com o esporte, e à minha esposa, Girlândia Batista, porque ela tem toda paciência do mundo comigo, para a gente estar trabalhando; é minha parceira, meu braço direito”.
Sobre a Gymnasiade
Os Jogos de Esportes Escolares são realizados a cada dois anos sob a supervisão da Federação Internacional de Esportes Escolares (ISF). Desde 1990, foram organizadas 10 edições, a primeira na Bélgica e a mais recente na França em 2022. O Reino do Bahrein sedia a 11ª edição em 2024, entre 23 a 31 de outubro de 2024.
*Fonte: Acrítica