Portal Castello Connection
Amazonas

Avicultura cresce no Amazonas e já reúne mais de 25 mil produtores

O crescimento é resultado das ações do Projeto Prioritário (PP) da Avicultura, desenvolvido pelo Idam, que oferece assistência técnica e extensão rural (Ater) em 28 municípios.

(Foto: Divulgação)

No Dia da Avicultura, celebrado nesta quinta-feira (28/08), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) destacou o avanço do setor no estado. Hoje, mais de 25 mil produtores atuam na criação de aves de postura, corte e caipira.

O crescimento é resultado das ações do Projeto Prioritário (PP) da Avicultura, desenvolvido pelo Idam, que oferece assistência técnica e extensão rural (Ater) em 28 municípios. Entre as iniciativas, estão cursos de capacitação, demonstrações de métodos, unidades demonstrativas e apoio direto aos produtores familiares.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Segundo o médico veterinário do Idam, David Lago, municípios como Manaus, Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva concentram as maiores produções. Só em Iranduba, por exemplo, já são mais de 692 mil aves, com crescimento de 94,6% em 2024. Manacapuru e Manaus também registraram avanços expressivos, de 85,58% e 20%, respectivamente.

Produção e desafios
O objetivo do Idam é ampliar a produção, gerar renda no campo e garantir segurança alimentar, a partir da difusão de boas práticas e tecnologias. Isso inclui apoio à implantação de unidades de produção de pintos, elaboração de projetos de financiamento, licenciamento da atividade e incentivo às práticas sanitárias.

Apesar dos avanços, o setor ainda enfrenta entraves. Entre eles estão propriedades não legalizadas, alto custo de ração, dificuldades logísticas e desconhecimento da legislação avícola. Para Lago, a meta é superar esses obstáculos junto aos produtores. “Trabalhamos para fortalecer o setor, garantir o abastecimento do mercado e assegurar estabilidade ao agricultor familiar”, destacou.

Relacionados

Professores anunciam greve em Manaus após aprovação da Reforma da Previdência Municipal

Ingrid Galvão

UNICEF lança agenda de proteção a crianças e adolescentes de periferia em Manaus

Thayná Sousa

Mais de 60 mil servidores do AM terão reajustes e novas leis de carreira

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais