De 7 de outubro a 15 de novembro, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), em Brasília, promove a Turma 1 do Curso de Libras para Produtores Culturais. As aulas serão ministradas por Michel Platini, realizadas online às segundas e sextas-feiras, das 16h às 18h, e transmitidas ao vivo pelo canal BDB Cultural no YouTube.
Gratuito, o curso tem como objetivo capacitar produtores culturais e frequentadores da biblioteca em Língua Brasileira de Sinais (Libras), fortalecendo a inclusão e a participação de pessoas surdas na cena cultural. Voltado para jovens e adultos, o programa permite ampliar habilidades de comunicação e promover práticas mais acessíveis.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Segundo Michel Platini, tradutor e intérprete de Libras e ativista de direitos humanos, Libras não é uma tradução do português, mas uma língua única, com gramática, estrutura e variações regionais próprias. O domínio da língua, afirma, é essencial para garantir acesso à educação, cultura, saúde, direitos e participação social para milhões de brasileiros surdos.
As inscrições para a Turma 1 podem ser feitas pelo formulário disponível na bio do perfil @bdbcultural no Instagram. A transmissão pelo YouTube permite que participantes de diferentes regiões do país acompanhem as aulas em tempo real, com emissão de certificado para quem preencher a lista de presença durante o curso.
A programação cultural da BDB é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, através da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir. Fundada em 1970, a biblioteca atua como espaço experimental para promoção de boas práticas, democratização do acesso à leitura e formação de novos leitores, contribuindo também para o aprimoramento de profissionais de bibliotecas públicas em todo o país.

 

