Portal Castello Connection
Educação

Biblioteca de Brasília oferece curso online de Libras para produtores culturais

As aulas serão ministradas por Michel Platini, realizadas online às segundas e sextas-feiras, das 16h às 18h, e transmitidas ao vivo pelo canal BDB Cultural no YouTube.

Foto: Divulgação

De 7 de outubro a 15 de novembro, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), em Brasília, promove a Turma 1 do Curso de Libras para Produtores Culturais. As aulas serão ministradas por Michel Platini, realizadas online às segundas e sextas-feiras, das 16h às 18h, e transmitidas ao vivo pelo canal BDB Cultural no YouTube.

Gratuito, o curso tem como objetivo capacitar produtores culturais e frequentadores da biblioteca em Língua Brasileira de Sinais (Libras), fortalecendo a inclusão e a participação de pessoas surdas na cena cultural. Voltado para jovens e adultos, o programa permite ampliar habilidades de comunicação e promover práticas mais acessíveis.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Segundo Michel Platini, tradutor e intérprete de Libras e ativista de direitos humanos, Libras não é uma tradução do português, mas uma língua única, com gramática, estrutura e variações regionais próprias. O domínio da língua, afirma, é essencial para garantir acesso à educação, cultura, saúde, direitos e participação social para milhões de brasileiros surdos.

As inscrições para a Turma 1 podem ser feitas pelo formulário disponível na bio do perfil @bdbcultural no Instagram. A transmissão pelo YouTube permite que participantes de diferentes regiões do país acompanhem as aulas em tempo real, com emissão de certificado para quem preencher a lista de presença durante o curso.

A programação cultural da BDB é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, através da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir. Fundada em 1970, a biblioteca atua como espaço experimental para promoção de boas práticas, democratização do acesso à leitura e formação de novos leitores, contribuindo também para o aprimoramento de profissionais de bibliotecas públicas em todo o país.

Relacionados

Afastamento de professores por saúde mental em Manaus dobrou em 5 anos

Thayná Sousa

Mais de 760 mil candidatos farão provas do CNU neste domingo (5/10)

Ingrid Galvão

Escolas particulares devem aumentar mensalidades em até 10% para 2026, aponta levantamento

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais