Ainda no Amazonas, 7.740 famílias foram canceladas. Entre os principais motivos do bloqueio estão as famílias que não regularizaram seus cadastros, famílias com pendência no CPF na Receita Federal e pessoas com pendência por indício de falecimento, conforme identificado no CadÚnico.
O Governo Federal enviou mensagens no início do mês aos beneficiários sobre o bloqueio do benefício por averiguação. A mensagem dizia: “Benefício de abril bloqueado por averiguação – você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Procure o setor de cadastro na sua cidade e evite o cancelamento do seu Bolsa Família. Informe corretamente no cadastro todas as pessoas que moram com você. Motivo: COD 15 – P6”.
É importante reforçar que a família que não esclarecer ou regularizar a situação junto ao município no prazo de até 6 meses, terá seu benefício cancelado. Apesar do bloqueio para algumas pessoas, o programa está expandindo o benefício para novos beneficiários. Em abril, o governo disse que foram 120 mil novas famílias entrando no Bolsa Família.
Neste mês, os beneficiários receberão a parcela base de R$ 680,90, além dos adicionais de R$ 50 e R$ 150, conforme o número de filhos.
Como regularizar o Bolsa Família?
Os beneficiários que foram alertados sobre o bloqueio ou suspensão do benefício precisam comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atualizar os dados. O município é responsável por atualizar os dados e os envia ao Governo Federal para que o benefício não seja interrompido.
Em Manaus o CRAS fica localizado nos bairros Alfredo Nascimento, Alvorada, Betania, Crespo, Colônia Antônio Aleixo, Japiim, Terra Nova, Nossa Senhora da Conceição, Cidade Nova, São José, Compensa, São Raimundo e Cachoeirinha. Para atualizar o cadastro é necessário levar os documentos pessoais (CPF, RG, comprovante de residência) e dos integrantes da família para que os dados sejam atualizados corretamente.
Para verificar se sua família foi aprovada para receber o Bolsa Família, o responsável deve fazer a consulta pelo CPF diretamente no aplicativo do Bolsa Família. Além disso, é possível consultar pelos aplicativos Caixa Tem e Portal Cidadão Caixa, ou então entrar em contato com a Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania pelo número 121.
*Fonte: Segundo a Segundo