Portal Castello Connection
Política

Brasil avalia retaliação a tarifas dos EUA; Lula fala em relação “sem submissão”

O Itamaraty acionou a Câmara de Comércio Exterior (Camex), que terá 30 dias para analisar a adoção da Lei da Reciprocidade Econômica.

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O governo brasileiro estuda aplicar medidas de retaliação contra os Estados Unidos após a decisão do presidente norte-americano Donald Trump de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. O Itamaraty acionou a Câmara de Comércio Exterior (Camex), que terá 30 dias para analisar a adoção da Lei da Reciprocidade Econômica.

A medida, sancionada em julho, autoriza o Brasil a responder de forma proporcional a países que comprometam sua competitividade internacional. Entre as ações possíveis estão suspensão de concessões comerciais e diplomáticas, restrições a empresas estrangeiras e ajustes em vistos e investimentos.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Em entrevista à rádio Itatiaia, de Minas Gerais, nesta sexta-feira (29/8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que o Brasil não aceitará relações de submissão, mas mantém disposição para o diálogo. Ele afirmou que espera tratamento de igualdade por parte de Washington.

O Itamaraty já iniciou uma análise preliminar e vai notificar oficialmente os EUA, abrindo espaço para que o governo norte-americano apresente sua posição antes de um eventual confronto comercial.

Relacionados

STF define altura mínima para ingresso em concursos policiais de todo o país

Brasil 61

Pauderney Avelino detalha Reforma Tributária e ações pelo Amazonas no Conexão Onda

Ingrid Galvão

Deputado Paulo Bilynskyj diz que Amapá não deveria ‘apitar em nada’ e sugere dividir o Brasil

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais