Pesquisadores brasileiros desenvolveram, pela primeira vez no país, um comprimido que combina três medicamentos para prevenir AVC e demência. A chamada polipílula tem como objetivo facilitar o tratamento preventivo de doenças cardiovasculares. O anúncio foi confirmado pelo Conselho Federal de Farmácia.
O comprimido reúne dois medicamentos para controle da pressão arterial e um para colesterol. A iniciativa faz parte de um estudo em parceria com o Ministério da Saúde.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Os testes foram realizados em pacientes com risco baixo a moderado — perfil que representa cerca de 80% dos casos de AVC no Brasil. Após nove meses, os resultados mostraram redução média da pressão arterial, melhora nos níveis de colesterol e menor necessidade de outros medicamentos.
Além de prevenir o AVC, os pesquisadores acreditam que, a longo prazo, a polipílula pode contribuir para diminuir também os casos de infarto e demência.
A próxima fase do estudo deve envolver mais de oito mil voluntários, acompanhados por três anos. Segundo dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil, cerca de 85 mil brasileiros morrem todos os anos em decorrência de acidente vascular cerebral.

