Portal Castello Connection
Saúde

Brasil inicia produção da vacina contra vírus respiratório em parceria com Pfizer

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10/9) pelo Ministério da Saúde, em acordo de transferência de tecnologia com o Instituto Butantan.

O Brasil começa a produzir a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos, em parceria com a Pfizer. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10/9) pelo Ministério da Saúde, em acordo de transferência de tecnologia com o Instituto Butantan.

A previsão é entregar 1,8 milhão de doses até dezembro, com início da aplicação em novembro para gestantes a partir da 28ª semana, garantindo proteção aos bebês nos primeiros meses de vida, período mais crítico para complicações.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O VSR é responsável por até 80% dos casos de bronquiolite em crianças menores de dois anos. No Brasil, cerca de 20 mil bebês com menos de um ano são internados anualmente, e prematuros têm risco de morte sete vezes maior.

Além da vacina, o Butantan passará a produzir o natalizumabe, medicamento usado contra a esclerose múltipla, reforçando a autonomia do SUS em relação a insumos estratégicos.

Relacionados

Tratamento contra o câncer: Fundação Cecon vai receber novo acelerador linear

Thayná Sousa

Ansiedade lidera casos de dor no peito em pronto-socorros, aponta estudo

Ingrid Galvão

Manaus recebe 300 mil doses de vacina contra Influenza para campanha

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais