O Ministério da Saúde recebeu, nesta segunda-feira (13), o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina, incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 para o tratamento do câncer de mama.
A medicação é recomendada para pacientes que não apresentaram resposta completa à quimioterapia inicial, especialmente em casos de câncer de mama HER2-positivo em estágio 3, conforme informou a pasta.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Essa primeira entrega contou com 11.978 unidades do remédio. No total, estão previstas quatro remessas, com as próximas programadas para dezembro deste ano, e março e junho de 2025. De acordo com o ministério, os lotes atenderão integralmente à demanda atual pelo medicamento no SUS. Estima-se que, ao longo de 2025, cerca de 1.144 pacientes sejam beneficiados.
A distribuição às secretarias estaduais de Saúde seguirá os protocolos clínicos estabelecidos. O investimento do governo federal na aquisição de 34,4 mil frascos-ampola do medicamento soma R$ 159,3 milhões.
A entrega foi acompanhada pelo diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto Campello Carvalheira, no almoxarifado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), onde a carga foi oficialmente recebida.

 

