Portal Castello Connection
Brasil

Brasil recebe lote de medicamento para tratar câncer de mama no SUS

A medicação é recomendada para pacientes que não apresentaram resposta completa à quimioterapia inicial.

O Ministério da Saúde recebeu, nesta segunda-feira (13), o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina, incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 para o tratamento do câncer de mama.

A medicação é recomendada para pacientes que não apresentaram resposta completa à quimioterapia inicial, especialmente em casos de câncer de mama HER2-positivo em estágio 3, conforme informou a pasta.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Essa primeira entrega contou com 11.978 unidades do remédio. No total, estão previstas quatro remessas, com as próximas programadas para dezembro deste ano, e março e junho de 2025. De acordo com o ministério, os lotes atenderão integralmente à demanda atual pelo medicamento no SUS. Estima-se que, ao longo de 2025, cerca de 1.144 pacientes sejam beneficiados.

A distribuição às secretarias estaduais de Saúde seguirá os protocolos clínicos estabelecidos. O investimento do governo federal na aquisição de 34,4 mil frascos-ampola do medicamento soma R$ 159,3 milhões.

A entrega foi acompanhada pelo diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto Campello Carvalheira, no almoxarifado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), onde a carga foi oficialmente recebida.

Relacionados

Círio de Nazaré reúne 2,5 milhões de pessoas nas ruas de Belém

Thayná Sousa

Lotofácil 3511: números e resultado do sorteio de hoje (13/10)

Brasil 61

PIX Automático passa a ser obrigatório nesta segunda (13)

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais