Portal Castello Connection
Política

Câmara analisa projeto que prevê prisão e castração química para crimes de zoofilia

Pela proposta, quem praticar ato sexual com animal de qualquer espécie poderá pegar de dois a seis anos de prisão, além de multa.

(Foto: Brenno Carvalho )

Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4875/24, que tipifica o crime de zoofilia e prevê a possibilidade de castração química para os infratores. Pela proposta, quem praticar ato sexual com animal de qualquer espécie poderá pegar de dois a seis anos de prisão, além de multa.

O texto também determina que o infrator fique proibido de manter posse ou guarda de animais, por período definido pela Justiça. Se o ato causar lesões graves no animal, a pena sobe de um terço até a metade; já em caso de morte, a pena pode ser dobrada.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A castração química, feita com medicamentos que inibem a libido, conforme regulamentação do Ministério da Saúde será aplicada como medida adicional às penas já previstas.

Atualmente, a Lei de Crimes Ambientais já pune maus-tratos com detenção de três meses a um ano e multa. Quando envolve cães ou gatos, a pena aumenta para dois a cinco anos de prisão, multa e proibição de guarda.

Segundo o autor do projeto, deputado Delegado Bruno Lima (PP-SP), a proposta busca preencher uma lacuna na lei, tipificando especificamente os crimes sexuais contra animais e prevendo mecanismos para evitar a reincidência, como a castração química.

O projeto ainda passará pelas comissões de Saúde, Meio Ambiente, Constituição e Justiça e, depois, pelo Plenário. Para entrar em vigor, também precisará ser aprovado pelo Senado.

 

Relacionados

Pesquisa Datafolha: maioria dos brasileiros rejeita anistia a Bolsonaro e a condenados pelo STF

Ingrid Galvão

Governo do AM anuncia pacote de redução de impostos; IPVA cai 50% a partir de 2026

Ingrid Galvão

Câmara aprova projeto que permite instalar eliminadores de ar para reduzir cobrança de água

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais