Portal Castello Connection
Política

Câmara aprova ampliação da licença-paternidade para 20 dias e criação do salário-paternidade

A licença será remunerada integralmente e terá ampliação gradual, 10 dias no primeiro e segundo ano de vigência da lei, 15 dias no terceiro ano.

(Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto que amplia a licença-paternidade de cinco para 20 dias e cria o salário-paternidade, benefício que será pago pelo INSS. O texto segue agora para o Senado.

A mudança valerá para pais em casos de nascimento, adoção ou guarda judicial para fins de adoção. A licença será remunerada integralmente e terá ampliação gradual, 10 dias no primeiro e segundo ano de vigência da lei, 15 dias no terceiro ano e, a partir de 2029, 20 dias. A previsão é que a nova lei entre em vigor em 1º de janeiro de 2027.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O benefício será custeado pela Seguridade Social, e o trabalhador com carteira assinada continuará recebendo normalmente o salário durante o afastamento a empresa será reembolsada pelo INSS. Para autônomos e microempreendedores individuais (MEIs), o pagamento será feito diretamente pelo Instituto.

Durante a licença, o pai não poderá exercer nenhuma atividade remunerada. O afastamento poderá ser dividido em dois períodos: o primeiro, logo após o nascimento ou guarda, com no mínimo metade do total, e o restante em até 180 dias.

O texto também garante estabilidade provisória ao trabalhador desde o aviso ao empregador até um mês após o fim da licença, para evitar demissões nesse período.

A criação do salário-paternidade busca reduzir desigualdades no cuidado com os filhos, mas o prazo ainda é menor que o da licença-maternidade, que é de, no mínimo, quatro meses.

Relacionados

Câmara de Borba absolve vereadora que defendeu agressão a mulheres

Thayná Sousa

Lula embarca para a Colômbia e participa da Cúpula Celac-UE

Thayná Sousa

Governo do DF pede ao STF avaliação médica de Bolsonaro para possível prisão na Papuda

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais