24.3 C
Manaus
31/05/2025
Portal Castello Connection
DestaquesPolítica

Câmara aprova aumento no número de deputados federais e Amazonas ganha duas vagas

Com o reajuste, nove estados serão beneficiados, especialmente aqueles com aumento populacional. O Pará e Santa Catarina, por exemplo, ganharão quatro cadeiras cada.

(Foto: Zeca Ribeiro/Câmara)
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira (6), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/2023, que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais no país. O texto, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), recebeu 270 votos favoráveis e 207 contrários, e agora segue para análise no Senado.
A proposta altera a Lei Complementar 78/93 e ajusta a distribuição das cadeiras conforme os dados do Censo Demográfico de 2022, atendendo a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). A nova composição passa a valer a partir da próxima legislatura, em 2027.
Com o reajuste, nove estados serão beneficiados, especialmente aqueles com aumento populacional. O Pará e Santa Catarina, por exemplo, ganharão quatro cadeiras cada. O Amazonas passará de oito para dez representantes na Câmara.
Confira os estados que terão mais deputados:
Pará: de 17 para 21
Santa Catarina: de 16 para 20
Amazonas: de 8 para 10
Mato Grosso: de 8 para 10
Rio Grande do Norte: de 8 para 10
Ceará: de 22 para 23
Minas Gerais: de 53 para 54
Goiás: de 17 para 18
Paraná: de 30 para 31
Segundo estimativa da Direção-Geral da Câmara, o impacto financeiro anual da criação das 18 novas vagas será de R$ 64,4 milhões com um custo médio de R$ 3,6 milhões por parlamentar por ano.
O relator do projeto, deputado Damião Feliciano (União-PB), justificou a proposta como uma forma de garantir que o Congresso cumpra sua competência constitucional, evitando uma intervenção direta do STF na redistribuição das vagas.

Relacionados

Morador em situação de rua morre atropelado por moto em Manaus

Ingrid Galvão

Defesa de Bolsonaro desiste de ouvir quatro testemunhas no STF em ação penal

Ingrid Galvão

Congresso dá 10 dias para governo apresentar alternativa ao aumento do IOF

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais