Portal Castello Connection
Política

Câmara aprova PEC que permite professores acumularem cargos públicos

PEC flexibiliza acúmulo de cargos para professores, agora proposta segue para análise do Senado.

Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo/14-12-2023

A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 169/2019, que autoriza professores do serviço público a exercerem um segundo cargo de qualquer natureza, sem a exigência de que seja técnico, científico ou administrativo. A proposta agora segue para análise do Senado Federal.

De autoria do deputado estadual do Amazonas, Capitão Alberto Neto (PL), a PEC foi aprovada em dois turnos e altera regras constitucionais sobre acúmulo de funções no funcionalismo público. Atualmente, a legislação limita o acúmulo remunerado a situações específicas, como dois cargos de professor ou um cargo de professor combinado com outro de caráter técnico ou científico.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Durante a votação, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a medida “traz uma flexibilização dos vínculos para possibilitar que os professores exerçam outras funções”. O deputado Allan Garcês (PP-MA) reforçou que a proposta atende a uma “reivindicação histórica” da categoria, enquanto o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), destacou o apoio do Ministério da Educação à tramitação da PEC.

Se aprovada pelo Senado, a mudança permitirá que professores em todo o país acumulem cargos públicos de forma mais flexível, sem restrições quanto à natureza do segundo vínculo. A regra geral que proíbe o acúmulo de funções na administração pública permanece, mas a categoria terá um tratamento diferenciado. Especialistas veem a proposta como uma resposta a demandas antigas dos profissionais da educação.

Relacionados

Reforma, segurança e orçamento: os temas que vão agitar o Congresso em novembro

Brasil 61

Roberto Cidade destaca apoio a políticas de dignidade menstrual

Thayná Sousa

Comissão da Câmara aprova regra para manter ex-cônjuge em plano de saúde após divórcio

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais