Portal Castello Connection
Política

Câmara aprova projeto que permite instalar eliminadores de ar para reduzir cobrança de água

O equipamento impede que o ar seja registrado pelo hidrômetro e, consequentemente, cobrado na conta de água.

(Foto: Reprodução/internet)

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que autoriza consumidores a instalar eliminadores de ar nas tubulações de água de imóveis residenciais e comerciais. O equipamento impede que o ar seja registrado pelo hidrômetro e, consequentemente, cobrado na conta de água.

Segundo a proposta, os aparelhos poderão ser instalados pelos próprios consumidores, desde que haja autorização da empresa concessionária. Contratos e instrumentos jurídicos que regem a prestação dos serviços públicos de abastecimento deverão prever a possibilidade de instalação.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O substitutivo aprovado pelo relator, deputado Toninho Wandscheer (PP-PR), unificou alterações previstas no Projeto de Lei 619/19, do deputado Luiz Nishimori (PSD-PR), e outros projetos apensados. Wandscheer afirmou que o projeto atende a uma reclamação frequente de consumidores e representa uma solução tecnológica para maior transparência na tarifação.

O texto inclui alterações na Lei do Saneamento Básico para evitar conflitos entre normas, especialmente em relação ao equilíbrio econômico-financeiro do sistema. Os custos de aquisição e instalação do equipamento serão de responsabilidade do usuário, e o eliminador de ar deverá contar com certificação específica e homologação pelo prestador de serviço.

O projeto seguirá para análise em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, ainda precisará ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Relacionados

Reforma, segurança e orçamento: os temas que vão agitar o Congresso em novembro

Brasil 61

Roberto Cidade destaca apoio a políticas de dignidade menstrual

Thayná Sousa

Comissão da Câmara aprova regra para manter ex-cônjuge em plano de saúde após divórcio

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais