Portal Castello Connection
Política

Câmara aprova urgência para projetos voltados à infância, educação e professores

Na pauta dos professores, o PL 672/25 garante que contratados temporariamente também recebam o piso nacional da educação básica (R$ 4.867,77 para 40 horas semanais).

(Foto: Kayo Magalhaes/Câmara dos deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (9) regime de urgência para a votação de 15 projetos de lei, a maioria voltada a direitos de crianças, adolescentes e à educação. Com isso, as propostas podem ir direto ao plenário, sem passar pelas comissões. A expectativa é de análise ainda em outubro, mês dedicado a crianças e educadores.

Entre os destaques estão o PL 4937/24, que transforma em lei o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, garantindo alfabetização até o 2º ano do ensino fundamental; e o PL 1924/25, que cria a Estratégia de Desenvolvimento Infantil até os 5 anos. Também foi incluído o PL 625/25, que institui o Selo Compromisso com a Primeiríssima Infância.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Na pauta dos professores, o PL 672/25 garante que contratados temporariamente também recebam o piso nacional da educação básica (R$ 4.867,77 para 40 horas semanais). Já o PL 12933/13 estende a meia-entrada a profissionais da educação, e o PL 3824/23 cria a Política Nacional de Indução à Docência para atrair futuros professores.

Também avançaram propostas ligadas ao transporte escolar, ao direito de brincar em contato com a natureza, à investigação prioritária de crimes contra crianças e adolescentes e à proteção digital na primeira infância.

 

Relacionados

Relator da CPMI do INSS diz que sindicato integra esquema bilionário de fraudes

Ingrid Galvão

Alberto Neto, Fausto Jr. e Pauderney votam contra MP de impostos

Thayná Sousa

Prefeitura mantém em sigilo despesas do ‘Sou Manaus’ mesmo após ordem judicial

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais