Portal Castello Connection
Política

Câmara deve votar medida provisória que amplia tarifa social de energia elétrica

A Câmara dos Deputados deve votar nesta sexta-feira (16) a medida provisória que estabelece novas regras para a tarifa social de energia elétrica.

(Foto: Reprodução/internet)

A Câmara dos Deputados deve votar nesta sexta-feira (16) a medida provisória que estabelece novas regras para a tarifa social de energia elétrica. O texto prevê isenção total na conta de luz para famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda de até meio salário mínimo e consumo de até 80 kWh por mês.

A proposta também garante desconto para famílias com renda de até um salário mínimo e consumo de até 120 kWh mensais. Atualmente, a tarifa social oferece reduções parciais que variam de 10% a 65% para consumo mensal de até 220 kWh.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A votação ocorre em regime de urgência, já que a MP perde validade nesta quinta-feira (18). Se aprovada na Câmara, ainda precisará passar pelo Senado para não caducar.

Na semana passada, a medida chegou a ser colocada em pauta, mas não foi votada. Para agilizar a tramitação, o relator, deputado Fernando Coelho Filho (União-PE), retirou trechos polêmicos do texto, como a possibilidade de o consumidor escolher o fornecedor de energia, que deverão ser discutidos em projeto futuro.

O novo texto é considerado de consenso entre parlamentares, o que aumenta a expectativa de aprovação rápida tanto na Câmara quanto no Senado.

Relacionados

Temer diz que críticas de Trump ao Judiciário reforçaram imagem de Lula, mas critica postura do presidente

Ingrid Galvão

Manaus recebe encontro da União dos Vereadores do Brasil com foco no interior do Amazonas

Ingrid Galvão

Amazonas aprova lei que autoriza mulheres a portar armas de choque para defesa pessoal

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais