Portal Castello Connection
Política

Câmara discute remuneração mínima para trabalhadores de aplicativos

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a regulamentação do trabalho por aplicativo (PLP 152/25) realiza nesta terça-feira (23) à tarde uma audiência pública.

Foto: Freepik

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a regulamentação do trabalho por aplicativo (PLP 152/25) realiza nesta terça-feira (23) à tarde uma audiência pública sobre a fixação de remuneração mínima para entregadores e mototaxistas de plataformas digitais.

O debate foi solicitado pelos deputados Guilherme Boulos (Psol-SP) e Zé Trovão (PL-SC). Boulos defende a regulamentação para proteger os trabalhadores, garantindo direitos trabalhistas, segurança e condições de trabalho dignas. Já Zé Trovão alerta para a necessidade de preservar a autonomia desses profissionais, lembrando que o setor prosperou justamente por operar com flexibilidade.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O texto em análise prevê que os trabalhadores receberão integralmente gorjetas e valores pagos pelos usuários, não poderão ter descontos ou penalidades não autorizadas por lei e terão direito à previdência social. A remuneração será composta por valores referentes aos serviços prestados e pelos custos do exercício da atividade, variando conforme o veículo utilizado. As plataformas poderão cobrar taxa de até 30% sobre o valor pago pelo usuário, exceto gorjetas, para cobrir custos de operação do aplicativo. Nos serviços de entrega de bens, o valor pago pelo usuário será integralmente repassado ao trabalhador.

Relacionados

Prefeito de Manaus vai apresentar ecobarreiras nos igarapés na COP30

Thayná Sousa

Eduardo Braga rebate acusações e diz que nova MP do setor elétrico vai reduzir tarifa de energia

Ingrid Galvão

Vereador leva pizza à Câmara de Manaus para cobrar cassação de colega preso por “rachadinha”

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais