Portal Castello Connection
Política

Câmara dos Deputados poderá ter bancada cristã

A iniciativa foi apresentada pelos presidentes das frentes parlamentares evangélica e católica.

(Foto: Reprodução/ Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu pautar para esta quarta-feira (22) a votação do pedido de urgência do projeto de resolução que institui a bancada cristã. Se o requerimento for aprovado, o novo grupo, composto por parlamentares evangélicos e católicos — passará a integrar o conjunto de bancadas oficiais da Casa, ao lado da feminina e da negra.

De acordo com a proposta, o líder da bancada cristã terá assento nas reuniões de líderes da Câmara, com direito a voz e voto. Também poderá se manifestar semanalmente, por até cinco minutos, durante o período de comunicações de liderança, pessoalmente ou por meio de um representante.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A iniciativa foi apresentada pelos presidentes das frentes parlamentares evangélica e católica, Gilberto Nascimento (PSD-SP) e Luiz Gastão (PSD-CE). O texto estabelece que caberá à bancada “zelar pela participação de seus respectivos deputados e deputadas nos órgãos e nas atividades da Câmara dos Deputados”.

Realidade política

Segundo o requerimento, incluir a bancada cristã no Regimento Interno da Câmara significa reconhecer “uma realidade política e social amplamente consolidada”.
“Tal medida reafirma o compromisso do parlamento com a representatividade plural, assegurando que convicções morais partilhadas por grande parcela da população brasileira encontrem expressão legítima, organizada e transparente no processo legislativo”, afirma o documento.

O texto ressalta ainda que as frentes parlamentares evangélica e católica permanecerão ativas e continuarão atuando “de forma independente, em pautas que convergirem e expressarem valores comuns”.

*Com informações da Agência Brasil 

Relacionados

Wilson Lima diz que não mantém contato com David Almeida desde o ano passado

Thayná Sousa

Senado aprova criação de novos cargos no STF; proposta segue para sanção

Ingrid Galvão

Aleam aprova projeto que reduz valor do IPVA e amplia isenção de heranças no Amazonas

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais