A campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início nesta semana em todo o Brasil. No Amazonas, entretanto, a imunização já está em andamento desde setembro do ano passado, devido à sazonalidade diferenciada da região Norte. Na segunda-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que está vacinando todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, em mais de 160 pontos de imunização distribuídos pela capital amazonense.
A maioria dos pontos de vacinação da Semsa em Manaus funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mas há também unidades com atendimento estendido até as 20h e atendimento aos sábados. A relação completa das unidades, com endereços e horários de funcionamento, pode ser consultada no site da Semsa pelo link: https://bit.ly/salasinfluenza.
Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso possua, é recomendável levar também o cartão de vacinação. Pessoas com doença febril ou diagnóstico recente de Covid-19 devem aguardar a recuperação completa antes de se vacinar.
A Prefeitura de Manaus informou ainda que a campanha de vacinação contra a influenza de 2025 está prevista para iniciar no próximo semestre, na capital e demais cidades da região Norte. Enquanto isso, a Semsa, que coordena a estratégia na capital, prossegue com a campanha de 2024, ofertando a vacinação para todos os públicos até 31 de julho ou até o fim dos estoques.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reforçou a importância da vacinação contra a influenza, em especial para crianças menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos e indígenas, que constituem os grupos prioritários da estratégia.
Shádia lembra que a estratégia de imunização contra a influenza nos municípios do Norte segue calendário diferenciado das demais regiões do país, ocorrendo no segundo semestre do ano. Segundo ela, em 2024, a campanha começou no dia 2 de setembro, sendo depois prorrogada até o final de julho deste ano, com a ampliação da oferta da vacina para todos os públicos, de crianças a partir de 6 meses até idosos.
A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, explicou que a influenza trivalente, utilizada na campanha de imunização, é segura, eficaz e pode ser aplicada junto a outras do calendário nacional.
Doses e cobertura
De acordo com a gerente de Imunização da Semsa, Manaus contabiliza 566.528 doses aplicadas desde o início da campanha atual. A cobertura vacinal é de 60,65% da população-alvo, estimada em 709.530 pessoas dos grupos prioritários, dentre crianças, gestantes, puérperas, indígenas e idosos.
Isabel reforça ainda que, além das populações prioritárias, integram o público-alvo da campanha: trabalhadores da saúde; professores dos ensinos básico e superior; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; quilombolas; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo; trabalhadores portuários; caminhoneiros; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, em cumprimento de medidas socioeducativas.
*Com informações da assessoria.