Após conquistar de forma impressionante o cinturão peso-galo do Absolute Championship Akhmat – ACA MMA, na Rússia, o lutador amazonense, Josiel ‘Açogueiro’ Silva, chegou no último domingo (2), de volta ao Brasil, desembarcando no Rio de Janeiro, onde foi recebido com festa pelos seus familiares, amigos e fãs.
Ao chegar no aeroporto, Josiel pôde comemorar mais uma vez a sua vitória: “foi muito gratificante ser recebido por toda essa galera, principalmente pelos meus amigos, parceiros de treino, família da minha esposa, meu filho”, ressaltou.
O lutador, que é de Coari, no Amazonas, tornou-se o campeão peso-galo do ACA, após fazer uma luta épica, no último dia 27, tendo vencido seu adversário, o ucraniano, Pavel Vitruk, mesmo com uma mão quebrada desde o primeiro round.
Agora, mesmo tendo passado alguns dias do seu grande feito, Josiel afirma que “parece que a ficha não caiu ainda”, destacando que batalhou muito por este momento: “foram muitos anos me dedicando, trabalhando para isso, eu, com a minha equipe, familiares, todo mundo sabe o quanto foi difícil até chegar a esse momento, mas graças a Deus tudo deu certo, ocorreu como o planejado”, disse o lutador.
Cirurgia
Na próxima quarta-feira, dia 5, Josiel passará por cirurgia na mão e logo depois volta para o Amazonas, chegando a Manaus na sexta-feira, dia 7.
“Eu fui a um especialista em mãos, o Dr. Rodrigo, que fará minha cirurgia. Será uma cirurgia simples, mas com recuperação um pouco mais lenta, mas nada que vá comprometer a recuperação total da minha mão e que possa me causar algum problema futuro, mas, enquanto isso, vou trabalhar de todas as formas para manter esse cinturão”, finalizou.
ACA em Manaus?
Após a vitória de Josiel, um dos organizadores do ACA, Aslanbek Badayev, deu entrevista falando sobre a possibilidade de sediar uma edição do ACA na capital amazonense, dando esperanças sobre a realização de um evento de grande porte do MMA ser realizado em Manaus: “Ele venceu, foi merecedor, tem um arsenal de habilidades muito grande, e antes da luta havíamos falado que se ele vencesse precisávamos fazer uma luta em Manaus, então só falamos vamos, vamos”, disse.
Apesar de ser apenas uma possibilidade a ser pensada pelos organizadores do evento, a fala de Aslambek anima os fãs de MMA do Amazonas e do Brasil.
Durante a entrevista, Aslambek também confessou que “sente muito” pelo lutador Vitruk, derrotado por Josiel, porque “ele se preparou muito para lutar contra um lutador agressivo e, um dia antes, mudaram e deram um striker para ele (Josiel). Dava para ver que ele não estava preparado para esse estilo, a agressividade, os ângulos, os ataques, tudo diferente. Ele se segurou como pôde, mas não estava preparado para isso”, concluiu.
*Fonte: Acrítica