Portal Castello Connection
Política

CCJ do Senado inicia análise da PEC da Blindagem que amplia proteção de parlamentare

(Foto: Edilson Rodrigues)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal começou nesta quarta-feira (24) a votação do parecer do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), contrário à PEC da Blindagem, que amplia a proteção de parlamentares na Justiça. Vieira defende a rejeição da proposta por considerá-la inconstitucional e prejudicial à legitimidade do Legislativo.

Em seu relatório, o senador afirmou que a PEC “abre as portas do Congresso Nacional para o crime organizado” e que “configura portas abertas para a transformação do Legislativo em abrigo seguro para criminosos de todos os tipos”. Para Vieira, o exercício do mandato já é suficientemente protegido pela Constituição, por meio da imunidade material e do direito das Casas Legislativas de sustar processos que considerem abusivos.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O texto original, aprovado na Câmara, limita a prisão de parlamentares, exige aval do Legislativo para abertura de processos contra congressistas — em votação secreta — e amplia o foro privilegiado para presidentes de partidos. Vieira rejeitou também todas as emendas sugeridas, incluindo uma apresentada por um grupo de senadores que visava restringir a abrangência da “blindagem”, permitindo avaliação do Legislativo apenas em casos de denúncias por crimes contra a honra e eliminando a votação secreta.

Contrário à proposta desde o encaminhamento do texto à CCJ, Vieira destacou que a análise seguiria o regimento interno, sem “atropelamento”. O regimento prevê que, na ausência de unanimidade pela rejeição, é possível recurso ao plenário em até dois dias úteis após a decisão da comissão.

Na Câmara, a PEC foi aprovada na semana passada com amplo apoio da oposição, de integrantes de partidos do centro e do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). A proposta, no entanto, enfrentou críticas de movimentos da sociedade civil durante manifestações realizadas no último domingo (21) em todas as capitais do país.

Relacionados

Prefeito de Manaus vai apresentar ecobarreiras nos igarapés na COP30

Thayná Sousa

Eduardo Braga rebate acusações e diz que nova MP do setor elétrico vai reduzir tarifa de energia

Ingrid Galvão

Vereador leva pizza à Câmara de Manaus para cobrar cassação de colega preso por “rachadinha”

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais