25.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
CidadeLivros

César Nogueira lança fotolivro em homenagem ao Centro de Manaus

“Centroso 092” é dedicado a atriz Selma Bustamante e traz registros realizados entre 2014 e 2020.

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (24/10), aniversário de 355 anos de Manaus, o fotógrafo César Nogueira lança o fotolivro “Centroso 092”, disponível gratuitamente, a partir das 9h, no site artrupe.com.br. Em 52 páginas, o autor propõe um circuito pelo Centro de Manaus, com registros realizados entre 2014 e 2020.

O projeto é contemplado pelo Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc, por meio da Prefeitura de Manaus, via Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

“’Centroso 092’ pretende questionar ideias pré-concebidas sobre o bairro e capta o cotidiano das suas pessoas e de seus lugares a partir de um olhar de dentro, de alguém que é chamado de ‘Cesinha’ pelos gentes boas da rua”, define César Nogueira, que estreia como autor.

César Nogueira é fotógrafo, diretor de fotografia e montador da Artrupe Produções. Roraimense, mora no Centro desde que chegou em Manaus, em 1997. Ele conta que fez o fotolivro sobre o Centro, porque é o lugar onde mora há 27 anos.

“Me constitui como sujeito aqui e pretendo continuar vivendo aqui por um bom tempo. O Centro é o meu lugar”, afirma o autor. “E o resultado de todo esse caminho está nesta obra e o lançamento no dia 24 de outubro é um simbolismo bem explícito, já que é o aniversário de Manaus, a minha cidade”.

César Nogueira pontua que “Centroso 092” também é dedicado à diretora e palhaça Selma Bustamante, que, assim como ele, veio de fora e fez do Centro de Manaus o seu lugar por um bom tempo.

“A dedicatória veio durante o processo, a foto dela é uma das que abrem o fotolivro.  Interpretei aquilo como um sinal para homenageá-la”, comenta o fotógrafo. “Uma das últimas coisas que ela disse para mim antes de morrer, em março de 2019, foi ‘agora que tu estás virando fotógrafo’. Detalhe é que eu era profissional da imagem há 13 anos quando ela fez essa afirmação, mas estava coberta de razão, como sempre costumava ser”.

Selma Bustamante foi atriz, diretora, palhaça e mestra do autor. Ela morou no Centro e arredores desde quando chegou em Manaus, em meados dos anos 1990.

“Todo esse espaço é um campo privilegiado para a sensibilidade fotográfica de César Nogueira, que, em suas idas e vindas pelo bairro onde cresceu e ainda mora, atualiza ao seu próprio modo a função do flâneur de Charles Baudelaire e Walter Benjamin: o de ser um botânico do asfalto”, destaca o jornalista Rosiel Mendonça, que assina o posfácio da publicação.

“Ao captar aquilo que passa despercebido por tantos olhos programados pela rotina, ele cria conexões, reinventa significados, faz Arte e História. E assim vai construindo afetos, porque o Centro também é um lugar de afetos. Necessário para uma redescoberta sentimental do bairro, “Centroso 092” chega até nós como uma via de acesso para essas e outras dimensões”, completa Rosiel Mendonça.

Ficha técnica

Fotografias: César Nogueira
Edição: Artisan Raw Books (Márcio Pimenta e Henry Milleo)
Produção: Artrupe
Projeto gráfico: Thalita Machado
Posfácio: Rosiel Mendonça

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Aprovados em concurso da PM voltam a cobrar convocação na ALE

Redação

Incêndio em usina de energia deixa cidade sem luz, no interior do Amazonas

Redação

Mulher morre atropelada por ônibus a caminho do trabalho, em Manaus

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais