28.3 C
Manaus
08/04/2025
Portal Castello Connection
Educação

Chapas 25 e 57 avançam para o segundo turno da eleição à reitoria da Ufam

Marcos Freitas e Tanara Lauschner disputam gestão da universidade em votação acirrada.

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Em uma disputa acirrada, as chapas 25 e 57 foram as mais votadas no primeiro turno da eleição para a reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizado nesta segunda-feira (7), de forma totalmente virtual. A chapa 25, encabeçada por Marcos Freitas e Armando Júnior, obteve 33,27% dos votos válidos, enquanto a chapa 57, formada por Tanara Lauschner e Geone Maia, ficou em segundo lugar, com 33,22%. A diferença de apenas 0,05 ponto percentual entre as duas chapas marca um dos turnos mais equilibrados da história recente da instituição.

A votação contou com a participação de 12.518 eleitores, sendo 1.572 docentes, 1.223 técnicos administrativos e 9.723 estudantes. Além das duas chapas que seguem na disputa, também concorreram as chapas 23, com Allan Rodrigues e Victor Lamarão, que receberam 12,91% dos votos; a chapa 04, com Adriana Malheiro e Plínio Monteiro, que obteve 12,46%; e a chapa 35, formada por Therezinha Fraxe e Sérgio Freire, que conquistou 8,15%.

A presidente da comissão eleitoral, professora Francisca Cavalcante, avaliou positivamente o primeiro turno e destacou a expectativa para a próxima etapa do processo. “Espero que continue os trabalhos das chapas que irão para o segundo turno de forma extremamente democrática, com bom senso e que a comunidade escolha sua opção nos próximos dias”, afirmou.

O debate entre os candidatos do segundo turno está marcado para o dia 10 de abril, no auditório Eulálio Chaves, no campus da Ufam, com horário a ser definido. Já a votação final ocorrerá no dia 14 de abril, também no formato online.

Responsabilidade

O ranking QS World University, que reúne dados de 1,5 mil instituições de ensino e 15,7 mil programas acadêmicos em 104 localidades diferentes, coloca a Ufam na 136ª posição das melhores universidades da América Latina e Caribe em 2025.

A Ufam tem atualmente unidades acadêmicas presentes em seis municípios do Amazonas (Manaus, Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Parintins e Itacoatiara). Em junho, o governo federal também anunciou que o município de São Gabriel da Cachoeira, o mais indígena do país, terá um campus próprio da universidade. Outros municípios são alcançados com aulas à distância e/ou em formações especiais.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Cinco chapas disputam eleições da Ufam nesta segunda-feira

Redação

Eleição para reitoria da Ufam acontece na próxima segunda-feira (7)

Redação

Wilson Lima anuncia pagamento da terceira parcela do Fundef para professores em abril

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais