Portal Castello Connection
Saúde

Chega ao SUS a vacina contra bronquiolite; gestantes têm prioridade na proteção

Ministério da Saúde distribui 673 mil doses do imunizante contra o VSR; campanha será ampliada para todo o país.

Foto: Anna/Adobe Stock

O Ministério da Saúde iniciou a aplicação da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite, com prioridade para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. A campanha começou no Distrito Federal, que recebeu o primeiro lote, e será expandida nos próximos dias para toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao todo, foram adquiridas 1,8 milhão de doses do imunizante Abrysvo, da Pfizer. A primeira remessa, com 673 mil doses, já está em distribuição. A aplicação é gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pode ser feita junto com as vacinas contra influenza e covid-19.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A bronquiolite é uma infecção respiratória que pode ser grave em bebês e idosos. Somente em 2025, já foram registrados mais de 43 mil casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) provocados pelo VSR. Estudos clínicos apontam que a imunização materna é eficaz para proteger os recém-nascidos, reduzindo significativamente o risco de internações.

Segundo o Ministério da Saúde, a introdução da vacina no calendário do SUS reforça o compromisso com a prevenção e o cuidado integral às famílias brasileiras. A expectativa é que a medida evite até 28 mil internações anuais de crianças menores de dois anos.

Fontes: Agência Brasil

Relacionados

Inteligência artificial revoluciona diagnóstico e antecipa risco de câncer de mama em até cinco anos

Almeida

Tratamento inovador aumenta chance de transplantes em idosos com leucemia

Almeida

Tendência perigosa: raspagem de cílios vira moda masculina nas redes e preocupa especialistas

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais