Portal Castello Connection
Cultura

‘Cine Aldeia’ inaugura em fevereiro na Aldeia Inhaã-bé, em Manaus

A estreia acontece no dia 1º de fevereiro, na aldeia Inhaã-Bé, localizada no Igarapé do Tiú, Rio Tarumã-Açu. O evento começa às 10h, a entrada é gratuita

Foto: Tacio Melo/Divulgação

Mais do que um local de entretenimento, a sala de cinema indígena “Cine Aldeia” é um símbolo de resistência e conexão com a essência dos povos originários, que tem como principal objetivo valorizar e preservar a cultura indígena através do audiovisual. O espaço surge no coração da aldeia, apresentando histórias contadas por vozes e olhares indígenas, em harmonia com a ancestralidade.

A inauguração acontece no dia 1º de fevereiro, na aldeia Inhaã-Bé, localizada no Igarapé do Tiú, Rio Tarumã-Açu, em Manaus. O evento começa às 10h e conta com a apresentações culturais e oficinas. O cinema vai funcionar toda sexta, sábado e domingo, a partir das 16h30. A entrada é gratuita.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

“O nosso objetivo é democratizar o acesso ao cinema e promover a inclusão cultural. No entanto, contribuições voluntárias serão bem-vindas para ajudar na manutenção do espaço”, destaca a artista indígena Thais Kokama, idealizadora, coordenadora e diretora do projeto.

O espaço tem capacidade para 50 pessoas, conta com um sistema de som de alta qualidade e projeção em tela grande. Há também investimentos em tecnologia sustentável.

Exibições 

Os primeiros filmes exibidos no Cine Aldeia são produções indígenas que destacam a luta e a resistência dos povos do Amazonas, como “Traços da Resistência”, além de documentários sobre pinturas corporais e grafismos em roupas e acessórios. Também serão exibidos curtas e documentários produzidos pelos membros da Aldeia Inhaã-Bé.

De acordo com Kokama, a seleção é feita de forma colaborativa, priorizando filmes que representem a diversidade cultural e os desafios enfrentados pelos povos indígenas. “Valorizamos produções locais e nacionais, sempre buscando histórias que dialoguem com nossa realidade”, diz ela.

Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição, disponível em breve no Instagram (@cinealdeia) e enviar o curta-metragem por meio de arquivo em Drive, para que seja avaliado e, enfim, seja inserido na programação do Cine Aldeia.

Desafios 

Para que o Cine Aldeia tomasse forma, alguns desafios foram enfrentados. “Os impactos da estiagem, por exemplo, dificultaram a logística de transporte dos materiais para a aldeia. Além disso, o acesso limitado à tecnologia complicou o processo de construção. Contudo, resistimos a cada obstáculo e realizamos esse sonho coletivo que é o Cine Aldeia”, celebra Kokama.

Para ela, o cinema será uma ferramenta para mostrar ao mundo a riqueza das tradições, histórias e saberes indígenas. “Queremos inspirar outras aldeias a contarem suas próprias histórias, fortalecendo o orgulho por nossa identidade cultural”.

Thais espera que o Cine Aldeia se torne um ponto de encontro para troca de saberes, empoderando a juventude e fortalecendo a identidade. “Além disso, queremos atrair visitantes interessados em conhecer nossa cultura, promovendo o turismo sustentável”, acrescenta a idealizadora.

Serviço

O quê: Estreia da sala de cinema indígena “Cine Aldeia”

Onde:  Aldeia Inhaã-Bé, localizada no Igarapé do Tiú, Rio Tarumã-Açu

Quando: 1º de fevereiro, às 10h

Entrada: Gratuita

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Banda Catedral e convidados se apresentam em Manaus em show de pop rock nacional

Ingrid Galvão

Casa das Artes reabre com cinco exposições inéditas e mural em homenagem a Chico da Silva

Ingrid Galvão

Mostra Olhinho apresenta filmes infantojuvenis no Teatro Amazonas

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais