31.3 C
Manaus
23/07/2025
Portal Castello Connection
Política

Circuito de blocos do carnaval do Rio passa a se chamar Preta Gil em homenagem à cantora

A iniciativa é do prefeito Eduardo Paes, que celebrou o decreto nas redes sociais com a mensagem: “Viva Preta Gil”.

(Foto: Cléber Júnior)

O circuito de blocos do carnaval de rua do Rio de Janeiro agora leva o nome de Preta Gil. A homenagem foi oficializada nesta terça-feira (22), por meio de publicação no Diário Oficial do município. A iniciativa é do prefeito Eduardo Paes, que celebrou o decreto nas redes sociais com a mensagem: “Viva Preta Gil”.

A cantora, que morreu no último domingo (20), em Nova York, vítima de um câncer no intestino, foi uma das figuras mais marcantes do carnaval carioca. Ela fundou o “Bloco da Preta” em 2016, que passou a ser um dos mais tradicionais da folia de rua da cidade, atraindo milhões de foliões ao longo dos anos.

Preta enfrentava um câncer diagnosticado em janeiro de 2023. Após passar por sessões de quimioterapia, radioterapia e uma cirurgia, o tratamento foi inicialmente feito no Brasil. No entanto, em 2025, a doença avançou para outras partes do corpo, e a artista continuou o tratamento nos Estados Unidos, onde faleceu.

A morte foi confirmada por seu pai, Gilberto Gil. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o repatriamento do corpo ou detalhes do velório. A família informou que os dados serão anunciados em breve.

Quem foi Preta Gil ?
Filha de Gilberto Gil, Preta teve uma carreira versátil como cantora, atriz, apresentadora e empresária. Lançou seis álbuns e ficou marcada por seu repertório animado e pela defesa da liberdade de expressão. Como empreendedora, co-fundou a agência de marketing de influência Mynd, uma das maiores do país. Também participou de novelas, séries e programas de TV, consolidando seu nome no cenário artístico e cultural brasileiro.

Relacionados

Eduardo Bolsonaro chama Erika de “João” e é processado por transfobia

Ingrid Galvão

Câmara aprova projeto que pune maus-tratos a pets com justa causa para empregados domésticos

Ingrid Galvão

Fux vota contra medidas cautelares impostas a Bolsonaro e aponta falta de provas para restrições

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais