O circuito de blocos do carnaval de rua do Rio de Janeiro agora leva o nome de Preta Gil. A homenagem foi oficializada nesta terça-feira (22), por meio de publicação no Diário Oficial do município. A iniciativa é do prefeito Eduardo Paes, que celebrou o decreto nas redes sociais com a mensagem: “Viva Preta Gil”.
A cantora, que morreu no último domingo (20), em Nova York, vítima de um câncer no intestino, foi uma das figuras mais marcantes do carnaval carioca. Ela fundou o “Bloco da Preta” em 2016, que passou a ser um dos mais tradicionais da folia de rua da cidade, atraindo milhões de foliões ao longo dos anos.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Preta enfrentava um câncer diagnosticado em janeiro de 2023. Após passar por sessões de quimioterapia, radioterapia e uma cirurgia, o tratamento foi inicialmente feito no Brasil. No entanto, em 2025, a doença avançou para outras partes do corpo, e a artista continuou o tratamento nos Estados Unidos, onde faleceu.
A morte foi confirmada por seu pai, Gilberto Gil. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o repatriamento do corpo ou detalhes do velório. A família informou que os dados serão anunciados em breve.
Quem foi Preta Gil ?
Filha de Gilberto Gil, Preta teve uma carreira versátil como cantora, atriz, apresentadora e empresária. Lançou seis álbuns e ficou marcada por seu repertório animado e pela defesa da liberdade de expressão. Como empreendedora, co-fundou a agência de marketing de influência Mynd, uma das maiores do país. Também participou de novelas, séries e programas de TV, consolidando seu nome no cenário artístico e cultural brasileiro.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads