Portal Castello Connection
Política

CMM aprova Conselho de Igualdade Racial

Um dos objetivos do conselho é o combate a todas as modalidades de racismo, discriminação étnico-racial, preconceitos, intolerância religiosa e racismo religioso. O projeto segue para a sanção do prefeito.

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, na manhã desta quarta-feira (04/12), o projeto de lei do executivo municipal que cria o Conselho de Promoção à Igualdade Racial (Compir). A proposta foi aprovada em regime de urgência.

A pauta foi marcada por ter sido enviada pelo executivo após a execução do concurso público da CMM sem cotas raciais e denúncias de racismo por parte da procuradoria da Casa, que afirmou que cotas raciais “são discriminatórias”. 

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Um dos objetivos do conselho é o combate a todas as modalidades de racismo, discriminação étnico-racial, preconceitos, intolerância religiosa e racismo religioso. A proposta de criação do conselho foi assinada pelo prefeito David Almeida no dia 22 de novembro.

A votação do pedido de urgência aconteceu no dia 27 de novembro e somente o vereador William Alemão votou contra a urgência, pois segundo ele, “a sociedade civil precisa participar” da construção do conselho e deveria ter mais tempo para discutir a proposta. Apesar do voto contrário de Alemão, a CMM aprovou a urgência e nesta quarta-feira o projeto foi aprovado e seguirá para a sanção do prefeito David Almeida.

O conselho será composto por 16 vagas, sendo oito de secretarias e instituições municipais e as outras oito serão para a sociedade civil, instituições ativistas que trabalham no movimento negro, seja capoeira, religiões de matriz africana, mulheres negras, lgbtqiapn+ pretos e outros.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Reforma, segurança e orçamento: os temas que vão agitar o Congresso em novembro

Brasil 61

Roberto Cidade destaca apoio a políticas de dignidade menstrual

Thayná Sousa

Comissão da Câmara aprova regra para manter ex-cônjuge em plano de saúde após divórcio

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais