Portal Castello Connection
Política

CNJ aplica pena de censura a juiz do AM, por atraso em andamento processual contra ex-prefeito de Coari

Ministério Público Federal também apontava que o juiz tomou decisões no processo mesmo não sendo mais competente para julgar a causa.

Foto: Divulgação

O juiz e ex-titular da comarca de Coari, Fábio Alfaia, recebeu pena de “censura”, após o Ministério Público Federal o acusar de atraso em um andamento processual em que um dos réus era o ex-prefeito de Coari, Adail Filho. A pena foi proferida na última quinta-feira (16) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No processo, o MPF também apontava que o juiz tomou decisões no processo mesmo não sendo mais competente para julgar a causa. Para o órgão, as ações de Alfaia teriam beneficiado o grupo político do ex-prefeito, hoje, deputado federal.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Em contato com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e tentou contato com o juiz para saber posicionamento quanto à pena aplicada, e aguarda posicionamento.

O relator do caso, o conselheiro Marcello Terto, afirmou que o processo ficou parado por 240 dias. Segundo ele, o atraso no andamento processual era devido à falta de estrutura e capacidade técnica da unidade judiciária do município. No entanto, isso não tira a responsabilidade do magistrado, ficando sujeito à pena disciplinar.

Segundo a lei orgânica da magistratura nacional, o juiz que recebe a pena de censura fica proibido de ser promovido por merecimento durante o período de uma.

Em julgamento realizado na última terça-feira (16), o subprocurador-geral, José Adonis, pediu uma pena de afastamento da funções do juiz pelo período de 60 dias. O magistrado está afastado de suas funções desde março de 2023.

O CONSELHEIRO MARCELLO TERTO, O PROCESSO FICOU, SIM, PARADO POR INJUSTIFICÁVEIS 240 DIAS, MAS NÃO DE FORMA DELIBERADA PARA BENEFICIAR OS RÉUS. MAS SIM POR FALTA DE ESTRUTURA E CAPACIDADE TÉCNICA DA UNIDADE JUDICIÁRIA, O QUE NÃO TIRA A RESPONSABILIDADE DE ALFAIA, POR ESSE MOTIVO, ELE ENTENDEU QUE ALFAIA DEVE SER PUNIDO COM A SANÇÃO DE “CENSURA”.// PENA DISCIPLINAR CONSIDERADA UMA PUNIÇÃO INTERMEDIÁRIA./ SEGUNDO A LEI ORGÂNICA DA MAGISTRATURA NACIONAL, O JUIZ QUE RECEBE A PENA DE CENSURA FICA PROIBIDO DE SER PROMOVIDO POR MERECIMENTO POR UM ANO.//

*Fonte: G1 AM

Relacionados

Reforma, segurança e orçamento: os temas que vão agitar o Congresso em novembro

Brasil 61

Roberto Cidade destaca apoio a políticas de dignidade menstrual

Thayná Sousa

Comissão da Câmara aprova regra para manter ex-cônjuge em plano de saúde após divórcio

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais