Portal Castello Connection
BrasilEducação

CNU 2025 abre inscrições em 2 de julho com mais de 3,6 mil vagas para o serviço público federal

Concurso unificado reúne oportunidades em 32 órgãos; provas serão aplicadas em outubro, com locais no Amazonas

Reprodução/internet
Reprodução/internet

A nova edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), apelidado de “Enem dos Concursos”, começa a receber inscrições a partir do próximo dia 2 de julho. Os interessados terão até o dia 20 de julho para se candidatar. O certame vai ofertar 3.642 vagas em 32 instituições federais, com taxa única de R$ 70 por bloco temático.

Organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o concurso é uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para centralizar a seleção de servidores em uma única aplicação, mais acessível e abrangente.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

As provas objetivas e discursivas serão realizadas em 5 de outubro, das 13h às 18h (horário de Brasília), em 228 municípios de todos os estados do país e no Distrito Federal, o que deve facilitar o acesso de candidatos e reduzir custos com deslocamento.

Provas no Amazonas

No estado do Amazonas, os exames serão aplicados em Manaus, Parintins, Coari, Itacoatiara, Lábrea, Manicoré, Tabatinga, Tefé e São Gabriel da Cachoeira, ampliando o alcance do concurso para além da capital.

Blocos temáticos

Os cargos estão distribuídos em nove blocos temáticos, agrupando funções por áreas de atuação. Essa divisão permite que o candidato, com apenas uma inscrição, concorra a várias oportunidades dentro do mesmo grupo. Durante o processo de inscrição, será possível montar uma lista de preferência, levando em conta o perfil profissional e os interesses do candidato.

O CNU é considerado uma das maiores iniciativas de modernização dos concursos públicos federais e tem como objetivo tornar o processo seletivo mais democrático, transparente e eficiente.

Relacionados

Mudanças no PIX vão facilitar devolução de dinheiro em casos de golpe

Thayná Sousa

Anac reforça regras para transporte de líquidos em bagagem de mão nos voos internacionais

Ingrid Galvão

COP30 em Belém: são esperados mais de 40 mil visitantes para fomentar setor de turismo

Brasil 61

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais