Portal Castello Connection
Política

Comissão da Câmara aprova projeto que aumenta proteção de pedestres com deficiência

O parecer do relator, deputado Alexandre Guimarães (MDB-TO), foi acolhido e resultou na aprovação do Projeto de Lei 1843/25, do deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB).

(Foto: Reprodução/Internet)

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que prevê maior proteção a pedestres com deficiência ou mobilidade reduzida em vias públicas. O parecer do relator, deputado Alexandre Guimarães (MDB-TO), foi acolhido e resultou na aprovação do Projeto de Lei 1843/25, do deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB).

A proposta estabelece que os condutores de veículos motorizados ou não motorizados serão sempre responsáveis pela segurança dos pedestres, com atenção especial àqueles com deficiência ou mobilidade limitada. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro prevê a responsabilização de motoristas, mas não menciona especificamente a proteção desse grupo.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Segundo Guimarães, a mudança é essencial para garantir direitos e segurança a pessoas com mobilidade reduzida, reforçando a proteção já prevista na legislação de forma explícita.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda passará pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado também pelo Senado.

 

Relacionados

Governo abre consulta pública para mudanças na CNH; aulas em autoescolas podem deixar de ser obrigatórias

Ingrid Galvão

Câmara aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil; projeto segue para o Senado

Ingrid Galvão

Vereadora que defendeu violência contra a mulher já trocou socos com colega na Câmara

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais