A fumaça preta subiu novamente pela chaminé da Capela Sistina nesta quarta-feira (7), indicando que a terceira votação do conclave não resultou na escolha do novo papa. Essa foi a terceira vez desde o início das votações que o resultado não foi alcançado, conforme confirmado pelo Vaticano. A Santa Sé anunciou que os cardeais farão uma pausa para o almoço e retornarão à votação às 16h (11h em Brasília).
No primeiro dia de conclave, realizado ontem, a votação contou com a participação de 133 cardeais, que devem escolher o novo líder da Igreja Católica, sendo necessário o apoio de pelo menos dois terços dos votos, ou seja, 89 votos.
A Praça de São Pedro continua sendo o ponto de concentração de cerca de 15 mil pessoas que aguardam ansiosamente pela fumaça branca, sinalizando a eleição do novo papa, que sucederá Francisco, falecido no dia 21 de abril.
Os cardeais votam utilizando cédulas impressas com a frase em latim “Eligo in Summum Pontificem” (Elejo como sumo pontífice). Após cada sessão de votação, as cédulas são queimadas, e o resultado se reflete na cor da fumaça.
Veja o vídeo:
*Com informações Agência Brasil