Portal Castello Connection
Esportes

Conselho Técnico da CBF aprova mudanças no Campeonato Brasileiro

Reunião com os 20 clubes da Série A foi considerada positiva pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.

Foto: Rafael Ribeiro/ CBF

O Comitê Técnico da CBF reuniu-se nesta quarta-feira (12) para aprovar mudanças no futebol brasileiro. Estiveram presentes dirigentes da entidade e representantes dos 20 clubes da Série A. Entre as alterações previstas estão a criação de um Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais na Arbitragem, o Sistema de Bolas Múltiplas, a paralisação durante o Mundial de Clubes e a adoção do Protocolo Global de Combate ao Racismo.

“Uma reunião de alto nível, todos os pontos abordados foram trabalhados com vocês e estamos sempre de portas abertas”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Dessa maneira, o Comitê Consultivo de Arbitragem terá especialistas internacionais para avaliar as decisões dos árbitros durantes as rodadas do Brasileirão. Entre os integrantes estão o italiano Nicola Rizzoli, árbitro da decisão da Copa do Mundo de 2014, o argentino Néstor Pitana, que apitou a final em 2018, e o brasileiro Sandro Meira Ricci, que esteve nos mundiais de 2014 e 2018.

Nova Comissão de Arbitragem da CBF estará no Brasileirão

Estes três ex-profissionais farão parte da nova Comissão de Arbitragem, que contará ainda uma equipe multidisciplinar. São eles: Rodrigo Cintra, Luiz Flávio de Oliveira, Emerson Filipino Coelho, Marcelo Van Gasse, Fabrício Vilarinho, Luiz Carlos Câmara Bezerra e Eveliny Almeida.

Para esta edição do Brasileirão, uma outra novidade será a adoção do Sistema de Bolas Múltiplas, para aumentar o tempo de bola em jogo. O modelo, utilizado na Premier League, contará com 16 bolas ao redor do campo. Dessa maneira, permitirá que os atletas as peguem diretamente dos suportes. A função dos gandulas, afinal, será reabastecer estes suportes.

Além disso, o comitê aprovou a utilização do Protocolo Antirracista da Fifa, criado para ser um gesto global contra o racismo, consistindo em cruzar os braços em X para denunciar e combater os atos discriminatórios. Assim, atletas e oficiais poderão utilizar o sinal para comunicar qualquer episódio.

O Brasileirão terá início no dia 29 de março. Dessa maneira, para evitar conflitos de datas com o Super Mundial de Clubes, que ocorre entre 15 de junho e 15 de julho, a competição será paralisada no período. Os clubes brasileiros que representarão o país são: Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras.

*Fonte: D24am

Relacionados

Flamengo enfrenta Fluminense pelo Campeonato Carioca nesta quarta-feira (12)

Redação

Pilotos amazonenses conquistam 1° e 3° posições na primeira etapa da Road to 1000 Milhas

Redação

Arena da Amazônia recebe a final do 1° Turno do Barezão no domingo

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais