Portal Castello Connection
Política

CPMI do INSS blinda irmão de Lula em troca de ampliar investigação até governo Dilma

Em troca, a base do governo aceitou a ampliação do escopo da apuração, que agora incluirá o período da gestão Dilma Rousseff.

(Foto: Ricardo Stuckert)

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou, nesta terça-feira (26/8), convocações e convites para ouvir 55 pessoas. O acordo entre governistas e oposição resultou na blindagem de Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de uma convocação. A informação é do jornal O Globo.

Em troca, a base do governo aceitou a ampliação do escopo da apuração, que agora incluirá o período da gestão Dilma Rousseff.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Frei Chico, atual vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), foi citado em relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre supostas fraudes. Apesar da menção, ele não é investigado, e o sindicato nega qualquer irregularidade.

O plano de trabalho da comissão, controlada pela oposição, prevê que a linha do tempo das investigações comece em 2015, ainda no governo Dilma. Inicialmente, governistas resistiam à proposta, mas acabaram cedendo mediante a condição de que as votações em bloco ocorram apenas com consenso sobre todos os nomes a serem convocados.

O presidente da CPI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), reforçou que convocações políticas só ocorrerão com indícios concretos:

“Enquanto não tivermos certeza de que houve participação, não faremos convocações. Especialmente no âmbito político. Não há previsão de que esse senhor [Frei Chico], ou outros ligados ao governo anterior, seja convidado sem as devidas provas”, afirmou.

Aliados do Planalto comemoraram o acordo como uma “grande vitória” na sessão. A manobra ocorre em meio ao esforço do governo de reduzir desgastes diante de uma CPI comandada por opositores: Carlos Viana na presidência e o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) na relatoria.

Com informações de O Globo

Relacionados

Brasil avalia retaliação a tarifas dos EUA; Lula fala em relação “sem submissão”

Ingrid Galvão

Justiça italiana mantém deputada Carla Zambelli presa em Roma

Ingrid Galvão

Presidente Lula regulamenta TV 3.0 e define implantação da nova geração da televisão

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais