Portal Castello Connection
Política

CPMI rejeita convocação de irmão de Lula e quebra de sigilo de ex-ministro

Frei Chico é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), entidade que foi alvo de operação da Polícia Federal na semana passada.

Foto:Reprodução/Fundação Perseu Abramo

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes contra aposentados e pensionistas do INSS rejeitou nesta quinta-feira (16) a convocação de José Ferreira da Silva, conhecido como “Frei Chico”, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão teve 19 votos contrários e 11 favoráveis, seguindo articulação da base do governo.

Frei Chico é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), entidade que foi alvo de operação da Polícia Federal na semana passada. Parlamentares da oposição defendiam sua convocação, alegando possível ligação com o esquema investigado.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O governo argumentou que não há menção ao nome de Frei Chico nas investigações da PF ou da Controladoria-Geral da União (CGU). “Ele não foi citado em nenhuma investigação. Não há qualquer elemento que o vincule às irregularidades apuradas”, afirmou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que coordena a atuação governista na CPMI.

A comissão também rejeitou o pedido de quebra de sigilo bancário do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi. Segundo a maioria dos parlamentares, não havia indícios que justificassem a medida.

Relacionados

Reforma, segurança e orçamento: os temas que vão agitar o Congresso em novembro

Brasil 61

Roberto Cidade destaca apoio a políticas de dignidade menstrual

Thayná Sousa

Comissão da Câmara aprova regra para manter ex-cônjuge em plano de saúde após divórcio

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais