Portal Castello Connection
Brasil

Criminosos aplicam “golpe do perfume” em corridas por aplicativo para roubar passageiros

A prática envolve motoristas que liberam fragrâncias ou substâncias químicas dentro do carro para desorientar os passageiros e facilitar roubos, furtos e até agressões físicas.

Foto: Gustavo Fring/Pexels

Um novo golpe tem preocupado usuários de transporte por aplicativo: o chamado “golpe do perfume”. A prática envolve motoristas que liberam fragrâncias ou substâncias químicas dentro do carro para desorientar os passageiros e facilitar roubos, furtos e até agressões físicas.

Durante a corrida, o motorista geralmente afirma que o cheiro vem de um aromatizador comum. No entanto, segundo relatos, o produto causa tontura, mal-estar e confusão mental, deixando a vítima vulnerável. Em alguns casos, o condutor muda a rota ou encerra a corrida em locais isolados para cometer o crime.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Especialistas em segurança recomendam atenção a sinais de alerta, como motoristas ou veículos diferentes dos informados no aplicativo, desvios de rota sem explicação, cheiro forte e repentino dentro do carro, ar-condicionado ligado com janelas fechadas e uso de máscara sem necessidade aparente.

Para se proteger, o passageiro deve verificar sempre a placa, o modelo e o nome do motorista, compartilhar a localização em tempo real e encerrar a corrida em local seguro se notar algo suspeito.

Em caso de ocorrência, é importante reunir provas, registrar boletim de ocorrência, denunciar no aplicativo e proteger dados pessoais.

Relacionados

Brasília (DF) recebe Jornada Nacional de Inovação da Indústria com troca de experiências sobre transição ecológica e digital

Brasil 61

Governo propõe CNH mais barata e menos burocrática com aulas teóricas e práticas opcionais

Brasil 61

Maroon 5 volta ao Brasil com show gratuito

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais