30.3 C
Manaus
24/06/2025
Portal Castello Connection
Política

CRM-AM afasta presidente investigado por emitir registro em psiquiatria sem ter feito residência ou prova de título

Segundo o presidente em exercício do órgão, Amarildo Brito, a decisão foi tomada após uma reunião plenária do Conselho.

Foto: Reprodução

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM-AM), Jorge Akel, foi afastado temporariamente do cargo, após ser investigado por emitir um registro em psiquiatria sem ter feito residência médica ou ter passado na prova de título para exercer a especialidade.

O afastamento de Akel foi efetivado durante a noite de terça-feira (27). Segundo o presidente em exercício do órgão, Amarildo Brito, a decisão foi tomada após uma reunião plenária do Conselho.

Conforme o Conselho Federal, a denúncia chegou ao órgão no dia 12 de janeiro e questionava o título de especialização de Akel e de outra médica. Após saber do caso, o CFM solicitou informações ao CRM-AM, sobre os processos de concessão de registro de qualificação de especialidade dos médicos.

“Foi deliberado o afastamento temporário do Presidente do CRM-AM e da Comissão de Registro de Especialidade Médica do Regional até que os fatos sejam devidamente esclarecidos”, disse Amarildo.

Conselho Federal no caso

Após receber a denúncia sobre o caso, o presidente do Conselho Federal, José Gallo, pediu explicações sobre o caso.

“Após uma análise completa do caso, identificou-se que o registro do Dr. Jorge Akel Thomaz de Lima está em desconformidade com as normativas emitidas pelo CFM. Por esse motivo, foi encaminhado um novo ofício ao CRM-AM para as devidas providência”, explicou.

Já em relação à outra médica, o CFM disse que o registro está em conformidade com o estabelecido em resoluções do órgão.

*Fonte: G1 AM

Relacionados

Senado analisa projeto que libera uso de tasers por civis com controle e treinamento

Ingrid Galvão

Lula afirma que será candidato ‘para ganhar’ em 2026

Ingrid Galvão

STF forma maioria para conceder segurança vitalícia a ex-ministros da Corte

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais