Marcos De Bona é mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e tem especialização em Cinema com ênfase em Produção pela UNESPAR. Criador do canal *Contém Spoiler no YouTube, por meio da plataforma de vídeos compartilha conhecimentos sobre roteiros e técnicas cinematográficas.
Entre os assuntos durante a entrevista ao Portal Castello, o especialista em cinema falou sobre a experiência vivida no processo do mestrado.
“Especificamente o mestrado foi na linha Estudos de Cinema e Audiovisual. Sempre gostei de cinema e queria aprofundar meus conhecimentos. Por meio das etapas da pesquisa para a construção da dissertação as minhas principais bases teóricas foram Deleuze, Guatari, Bakhtin e Kristeva que incluiu um roteiro cinematográfico.”
O mestre Marcos De Bona foi questionado sobre os principais desafios enfrentados ao longo da trajetória profissional.
“Posso dizer que tive várias carreiras. Trabalhei com publicidade e internet, quando ainda estavam dissociadas. Tive um negócio próprio, um estúdio de música. Agora estou buscando uma carreira de roteirista. Trabalhar com arte e cultura no Brasil é um desafio grande, um mercado muito competitivo e pouco valorizado. Que recebe o mínimo de apoio do governo, muito menos do que outras áreas.”
Sobre a criação do canal no YouTube, De Bona revela que, apesar da timidez, sempre teve vontade de se expressar e compartilhar conhecimentos.
“Apesar de ser tímido, sempre gostei de me expressar. É inegável que há uma vaidade por trás daquilo. Cheguei a fazer vídeos de humor, em um outro canal, mas justamente na época do mestrado, criei o *Contém Spoiler. Há muitos canais sobre cinema, principalmente com críticas de filmes. Porém, um ou outro mais específico sobre roteiro. O roteiro não é algo tão difícil de compreender quanto a direção, por exemplo. Acho que basta gostar de cinema (e quem não gosta?) para identificar certas técnicas usadas pelos roteiristas quando vemos um filme. Por isso o canal tem um caráter didático, porque sei que o público é capaz de entender. No entanto, também tento colocar um pouco de humor nas análises.”
Quanto ao futuro do YouTube e das plataformas de streaming em relação ao cinema tradicional. O mestre responde:
“É uma pergunta bem complexa. A gente ouve falar que o público tem deixado de ir ao cinema para ver filmes e materiais audiovisuais em casa. Porém, ver um filme numa sala de cinema é uma experiência muito peculiar e nunca vai acabar. Já o vídeo on demand também é uma grande alternativa e traz inúmeras possibilidades. As pessoas produzem seu próprio conteúdo e têm onde veicular. O mercado está cada vez mais amplo e ao mesmo tempo mais segmentado, não vejo limite para isso, não num futuro próximo. Serão cada vez mais plataformas, canais, produtores de conteúdo e consumidores. E isso tem boas e más consequências.”
Marcos De Bona é um exemplo de perseverança e paixão pela arte, e para os aspirantes a roteiristas e cineastas ele afirma que é preciso ter coragem e encarar a dura realidade do mercado, sem perder a motivação inicial.

Estreia no Portal Castello
A partir de sexta-feira (26/07), o curitibano especialista em cinema será o mais novo articulista do Portal Castello. Feliz com a estreia ele afirma que valoriza o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre profissionais de diversas regiões do Brasil e enxerga essa parceria como uma oportunidade enriquecedora tanto para ele quanto para o público.
“Fiquei muito honrado com o convite da jornalista e também CEO do Portal Castello, li alguns artigos e matérias e percebi a qualidade das produções. Também vivemos essa tendência, não é mesmo? Meios de comunicação independentes, produzindo materiais, talvez para um público segmentado, mas muito fiel. Cinema, narrativas, são temas universais. Minhas expectativas são as melhores, o *Contém Spoiler tem crescido bastante e pode conquistar um novo público.” finalizou.
A Dra Carla Castello Branco afirma que o Portal Castello tem como carro chefe produções diferenciadas dos articulistas sobre comunicação e educação. Os temas abordados por meio de artigos e audiovisuais são diversificados e abrangentes: meio ambiente, sustentabilidade, saúde física e emocional, entre outros. Os responsáveis são especialistas, pesquisadores, mestres e doutores de diversos estados brasileiros. O time já contempla estudiosos do Amazonas, São Paulo e Paraná. E a partir de agosto teremos mais novidades”, enfatiza Carla.