Portal Castello Connection
Política

David Almeida tem 20,4% das intenções de votos e Amom Mandel 11,4%

Nova pesquisa eleitoral aponta que 51,4% do eleitorado não soube ou não respondeu às intenções de voto.

Foto: Reprodução

Uma nova Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto de Pesquisa Action e divulgada nesta terça-feira (25), aponta que David Almeida (Avante) aparece em primeiro lugar com 20,4% das intenções de voto para a Prefeitura de Manaus, caso as eleições fossem hoje. Em seguida, o deputado federal e pré-candidato a prefeito Amom Mandel (Cidadania) aparece em segundo lugar com 11,4% das intenções de votos. Uma grande parcela do eleitorado, que soma 51,4%, não soube ou não respondeu.

Roberto Cidade (União Brasil) aparece no terceiro lugar com 4,7%, em quarto lugar vem Capitão Alberto com 3,8%, em quinto Marcelo Ramos (PT), com 1,4%, em sexto Maria do Carmo Seffair (NOVO) tem 0,4% e Wilker Barreto (Mobiliza) aparece em último com 0,1%, conforme a pesquisa baseada nas Respostas Espontâneas e Única. Branco e Nulo somam 5,4% e 51,4% não souberam ou não responderam.

Segundo os dados com base nas Resposta Estimulada e Única, David Almeida aparece com 32,3%, seguido de  Amom com 25,1%, Roberto Cidade com 12,9%, Capitão Alberto com 10,4%, Marcelo Ramos com 6,1%, Wilker Barreto com 1,9% e Maria do Carmo com 1,8%. Branco e Nulo somam 6,6% e 2,9% não souberam ou não responderam.

Em conversa com o Portal D24am, o cientista político, Afrânio Soares, definiu as ‘Respostas Espontânea e Estimulada’.

“A espontânea é quando você não mostra nenhum nome, simplesmente pergunta se as eleições para prefeito fossem hoje, em quem você votaria e a estimulada você apresenta opções, entrega um disco com os nomes e depois de ler os nomes o eleitor decide em quem ele vai votar ou até mesmo se ele se mantém indeciso”, explicou sobre a pesquisa.

Afrânio Soares traçou uma análise sobre a disputa do terceiro lugar nas intenções de votos.

“Roberto Cidade e Alberto Neto têm uma disputa acirrada terceiro lugar e a vantagem na pesquisa é de Roberto Cidade que tem perto de 13% ficando à frente do Capitão Alberto Neto, o Marcelo Ramos por sua vez vem um pouco mais atrás alcançando quase que 7% que é mais ou menos o patamar que a esquerda costuma atingir. Não que o Marcelo não tenha possibilidade de crescer. Eu acredito até que tenha, assim como Roberto Cidade também. No caso do Roberto Cidade, pelo arco de aliança e no caso do Marcelo pela força do governo federal e também pela sua própria performance”, analisou o cientista.

Rejeição

Para aferir a rejeição, a Action permitiu ao respondente, se assim desejasse, citar um segundo nome, afinal, só se pode votar em um candidato por cargo, ao contrário dos que não desejam votar, que pode ser mais de um candidato. Na soma da 1ª com a 2ª citação, Marcelo Ramos com 31,7% teve a maior rejeição, seguido por Maria do Carmo, com 24,5%, Wilker com 21,4% e David Almeida com 21%. Já Amom foi rejeitado por 17%, quase o mesmo que Alberto, com 16,8% e Roberto Cidade ficou com apenas 7,4% de rejeição. Os que não rejeitam ninguém somam 5,4% e os que rejeitam a todos são 2,5%.

Com relação a rejeição dos votos na pesquisa, Afrânio citou o pré-candidato Marcelo Ramos (PT).

“No caso do Marcelo Ramos, ele tem a maior rejeição e é uma rejeição que vem da direita. A direita rejeitando a esquerda. E, isso foi alimentado durante os últimos anos e nas últimas eleições também. Então Marcelo com a maior rejeição limita um pouco o crescimento dele na intenção de voto.

A pesquisa ouviu 1.250 eleitores em todas as zonas da capital amazonense.

*Fonte: D24am

 

Relacionados

STF encerra primeiro dia do julgamento de Bolsonaro e Aliados

Redação

CMM aprova empréstimo de R$2,5 bilhões da Prefeitura

Redação

Dias Toffoli antecipa voto e STF tem maioria para condenar Zambelli

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais