Portal Castello Connection
Política

Deputado cobra dados sobre regulamentação de radares de velocidade

Parlamentar afirma que no portal de serviços do Inmetro consta o registro de apenas dois radares “verificados por órgão metrológico”.

Foto: Divulgação/IMMU

O Deputado Estadual João Luiz (Republicanos) cobra informações da Prefeitura de Manaus sobre regulamentação dos sete radares de velocidade que estão operando na cidade. Ontem, o parlamentar ingressou com um requerimento na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) pedindo que “seja enviado expediente ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) sobre o assunto.

No documento, João Luiz afirma que, no portal de serviços do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), consta o registro de apenas dois radares “verificados por órgão metrológico delegado ou tiveram declaração de conformidade emitida por empresa autorizada pelo Inmetro”.

“A solicitação de informações abrange a necessidade de obter detalhes sobre os procedimentos administrativos, a conformidade com a legislação vigente, e os critérios técnicos que asseguram a efetividade e regularidade dos dispositivos eletrônicos de fiscalização, tendo em vista que no portal de serviços do Inmetro nos estados consta o registo de apenas dois medidores de velocidade, com base nos critérios estabelecidos nas Portarias Inmetro n° 293/2021 e 78/2022”, consta no documento.

Em outro trecho do requerimento 559/2025, o deputado estadual destaca que “tais informações são necessárias, para assegura a transparência e a justiça no uso desses equipamentos, evitando abusos e garantindo que sua aplicação tenha um impacto positivo na segurança viária da cidade”.

O documento foi protocolado nesta quarta-feira (26), as 9h, e aguarda apreciação na Secretaria Geral da ALE.

Desde 2 de janeiro, os radares de controle de velocidade, conhecidos como “Corujinhas”, começarão a aplicar multas, em Manaus. Entre junho de 2024 e o início deste ano, os radares estavam funcionando em fase de testes, com o objetivo de observar o comportamento dos motoristas.

*Fonte: D24am

Relacionados

Maioria da bancada do AM assinou a PEC do fim da 6×1

Redação

Fux arquiva investigação contra Renan Calheiros por suspeita de receber propinas de empresário

Redação

Ex-prefeito Bi Garcia é multado pelo TCE-AM após ter contas aprovadas com “ressalvas”

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais