O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou nessa segunda-feira (24) duas ordens de serviço para a realização de dragagem no Rio Madeira. A primeira ordem abrange o plano de manutenção aquaviária da hidrovia entre os municípios de Porto Velho (RO) e Manicoré (AM), enquanto a segunda se refere à manutenção da travessia da estrada BR-230 sobre o rio. Os valores do investimento ainda não foram divulgados.
O DNIT incorporou esses projetos em seu cronograma de dragagens regulares, monitorando continuamente os pontos mais críticos desde o ano de 2022. A decisão ocorre poucos dias após o governo federal anunciar o investimento de mais de R$ 500 milhões para dragagem de trechos dos rios Solimões e Amazonas para mitigar os efeitos da estiagem nos próximos meses.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Segundo o boletim de acompanhamento da Bacia do Rio Madeira, divulgado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível do rio Madeira na altura da capital de Rondônia, Porto Velho, chegou a 6,44m na segunda-feira, passando por um processo de repiquete – como é conhecida a subida repentina do rio em meio a vazante – após chegar a 4,17m na última semana.
*Fonte: Acrítica

