Portal Castello Connection
Geral

DNIT libera licitação para dragagem dos rios do Amazonas

Informação foi divulgada pelo diretor-executivo do Grupo Chibatão nas redes sociais.

Foto: Divulgação/Agência Infra

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) libera na noite desta quarta-feira (19) a licitação para contratação de empresa que ficará responsável por realizar a dragagem dos rios Madeira e Amazonas, nas regiões da Enseada do Madeira e Tabocal. A informação foi divulgada por Jhony Fidelis Ramos, diretor-executivo do Grupo Chibatão, em suas redes sociais.

O empresário agradeceu nominalmente o diretor de infraestrutura aquaviária do DNIT, Erick Moura, o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa (PSB), o presidente-executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge do Nascimento Júnior, e o capitão dos portos André Carvalhaes, da Marinha do Brasil, pelo esforço para garantir a realização do procedimento.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Jhony Ramos também citou a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e as praticagens Proa e Manaus Pilots, que acompanham o debate da dragagem dos rios de perto.

Em suas redes sociais, o presidente da Eletros afirmou que “a dragagem dos rios e o reforço da sinalização em trechos críticos precisam ser realizados o quanto antes, pois são fundamentais para assegurar a navegação e evitar a paralisação das operações industriais e comerciais na região”.

“O nível das águas do rio Solimões já está baixando. Em Tabatinga, no interior do Amazonas, a população já sente os efeitos dessa redução. É possível que estejamos prestes a enfrentar uma das maiores secas da história, com impactos negativos significativos”, alertou José Jorge.

Na segunda-feira (17), o DNIT informou que a emissão do licenciamento ambiental para a dragagem dos rios já foi emitida e que seguiria o rito para divulgação do edital de contratação. A previsão do início dos serviços é para o início do segundo semestre de 2024.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Avião de pequeno porte cai em fazenda no Tocantins; uma pessoa morre

Ingrid Galvão

Feira Mística de Manaus reúne esoterismo, cultura e economia criativa com entrada gratuita

Ingrid Galvão

Dia de Finados: confira a programação nos cemitérios de Manaus

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais