O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) libera na noite desta quarta-feira (19) a licitação para contratação de empresa que ficará responsável por realizar a dragagem dos rios Madeira e Amazonas, nas regiões da Enseada do Madeira e Tabocal. A informação foi divulgada por Jhony Fidelis Ramos, diretor-executivo do Grupo Chibatão, em suas redes sociais.
O empresário agradeceu nominalmente o diretor de infraestrutura aquaviária do DNIT, Erick Moura, o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa (PSB), o presidente-executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge do Nascimento Júnior, e o capitão dos portos André Carvalhaes, da Marinha do Brasil, pelo esforço para garantir a realização do procedimento.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Jhony Ramos também citou a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e as praticagens Proa e Manaus Pilots, que acompanham o debate da dragagem dos rios de perto.
Em suas redes sociais, o presidente da Eletros afirmou que “a dragagem dos rios e o reforço da sinalização em trechos críticos precisam ser realizados o quanto antes, pois são fundamentais para assegurar a navegação e evitar a paralisação das operações industriais e comerciais na região”.
“O nível das águas do rio Solimões já está baixando. Em Tabatinga, no interior do Amazonas, a população já sente os efeitos dessa redução. É possível que estejamos prestes a enfrentar uma das maiores secas da história, com impactos negativos significativos”, alertou José Jorge.
Na segunda-feira (17), o DNIT informou que a emissão do licenciamento ambiental para a dragagem dos rios já foi emitida e que seguiria o rito para divulgação do edital de contratação. A previsão do início dos serviços é para o início do segundo semestre de 2024.
*Fonte: Acrítica

