Na noite do último domingo (9), o porto de Humaitá (a 590 quilômetros a sudoeste de Manaus) teve uma de suas três pontes derrubadas e parte de sua estrutura comprometida após acidente com uma balsa. Nesta segunda-feira (10), o senador Eduardo Braga reuniu-se com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Orlando Fanaia Machado, para se inteirar sobre os danos e solicitar a recuperação da estrutura, que está localizada na cidade.
“O porto ficou com suas atividades suspensas por cerca de 12 meses enquanto passava por uma reforma integral. A previsão era de que voltasse à normalidade este mês. Infelizmente, este acidente vai impedir a entrega para a população de mais de 57 mil habitantes”, lamentou o senador Eduardo Braga.
O superintendente do DNIT informou que uma das pontes foi para o fundo do rio. Um dos flutuantes intermediários e o cais tiveram o sistema de fundeio completamente danificado. A parte elétrica do porto também foi afetada pela colisão.
A autarquia irá enviar ao município dois rebocadores para dar segurança à estrutura naval e um engenheiro naval para avaliar a dimensão dos estragos e propor intervenções. “Diante das avarias, o porto continuará fechado pelo tempo necessário para que sejam executados os reparos”, declarou Orlando Fanaia.
*Com Informações da Assessoria