Portal Castello Connection
MundoPolítica

Eleição na Venezuela: Edmundo González agradece ao Brasil por cobrar Atas

Rival de Maduro, ex-diplomata comemorou que EUA, Europa e ONU se recusaram a aceitar suposta vitória.

Foto: Reprodução

Edmundo González, principal rival e único candidato capaz de derrotar Nicolás Maduro nas urnas no último domingo (28), se manifestou nesta quarta-feira (31) para agradecer ao Brasil e outros países por cobrar “a publicação das atas de votação por parte do CNE [a Justiça Eleitoral da Venezuela] assim como expressa o ordenamento jurídico e o comunicado publicado pelo Centro Carter, observador internacional convidado pelo CNE”.

“A comunidade internacional e os venezuelanos pedem respeito pelos resultados eleitorais e transparência com a publicação de todas as atas”, advertiu o ex-diplomata venezuelano, que contesta, assim como a maioria do país caribenho e do mundo, os resultados que supostamente deram a vitória para Maduro. Com isso, o ditador ficaria até 2030 no poder — Maduro entrou na Presidência em 2013.

Ontem, o Centro Carter, mais importante instituto de observação eleitoral do mundo, declarou que não pode verificar os resultados das eleições na Venezuela, nas quais Maduro foi declarado vencedor pela autoridade eleitoral.

A entidade apontou para uma “ausência de transparência” no processo de divulgação dos resultados. A eleição “não obedeceu aos parâmetros e padrões internacionais de integridade eleitoral e não pode ser considerada democrática”, afirmou a organização sediada em Atlanta (EUA).

Até esta quarta, a vitória contestada de Maduro nas urnas deixou a Venezuela mais perto de um “banho de sangue” — exatamente como previu o ditador, se ele perdesse a eleição. Em dois dias de protestos contra os resultados da votação, 16 pessoas morreram, mais de 100 ficaram feridas e 750 foram presas.

 *Fonte: D24am

Relacionados

Arthur Neto diz que nunca cometeu ‘nenhum ato desmoralizador’ após operação da PF

Redação

Justiça mantém suspensão do reajuste da tarifa de ônibus e marca audiência de conciliação

Redação

Vereadores de Manaus começam feriado de carnaval mais cedo

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais