Portal Castello Connection
DestaquesGeral

Em ação antes do #SouManaus, bares nos centro recebem multa por irregularidades

O Implurb fez a notificação de dois estabelecimentos nas ruas 10 de Julho e Lobo D’Almada

(Foto: Divulgação)

Dentro das ações para controle da ordem pública e integração de órgãos nos preparativos do “#SouManaus Passo a Paço 2023”, uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), uma blitz foi realizada na noite de domingo (3/9), na área central, para coibir irregularidades urbanas na capital.

Com coordenação do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), a ação contou com a Polícia Militar (PM-AM), em conjunto com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e a Central Integrada de Fiscalização (CIF-Bares), resultando na notificação e multa de estabelecimentos por descumprimento de normas previstas no Plano Diretor da cidade.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O Implurb fez a notificação de dois estabelecimentos nas ruas 10 de Julho e Lobo D’Almada, por uso de logradouro público com mesas e cadeiras, sem permissão, e aplicou duas multas para outros dois bares por reincidência na mesma ilegalidade, na Simão Bolívar e na José Clemente.

Outros comércios foram orientados para não ocupar passeio público e até mesmo as ruas, uma vez que a permissão deve ser previamente autorizada pela prefeitura, via Implurb, para o uso de áreas públicas para colocação de mesas e cadeiras, de acordo com o artigo 48, da Lei Complementar 005/2014 (Código de Postura).

Igualmente, os logradouros públicos devem atender às normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, nos termos definidos pelas normas técnicas federais, conforme o artigo 38, parágrafo 1, do Código de Posturas.

“O foco é o bem-estar da população, que espera o ano todo para se divertir e vivenciar o enaltecimento de nossa cultura”, disse o superintendente do CCC, Sandro Diz.

Para realizar o “#SouManaus Passo a Paço 2023”, a Prefeitura tem um Plano de Ações Integradas (PAI), idealizado pelo CCC, que integra políticas públicas conjuntas para o controle da ordem pública e aproximação das pastas durante o evento no centro da capital.

Entre os assuntos estão cooperação entre secretarias e órgãos com relação a segurança, monitoramento, fiscalização de estabelecimentos próximos ao evento, combate ao comércio ilegal, ações de vigilância sanitária e os cronogramas a serem executamos por cada secretaria e órgão nos dias 5, 6 e 7 de setembro.

Também estiveram participando da blitz as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmas); da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); e Segurança Pública e Defesa Social (Semseg); além da Vigilância Sanitária, Amazonas Energia, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e Polícia Civil.

Programação

O #SouManaus 2023 terá mais de 150 horas de programação cultural, sete palcos, 70 estações de gastronomia, artesanato e economia criativa, espaço urbano, desfile de moda, oficinas, 13 atrações nacionais, uma internacional e mais de 70 bandas e DJs locais.

O festival acontece nos dias 5, 6 e 7 de setembro, no entorno do Paço Municipal, no centro histórico, com expectativa de reunir meio milhão de pessoas nos três dias, de modo rotativo, inserindo a capital definitivamente no circuito de grandes eventos no país.

*Fonte: A Crítica

Relacionados

Manausprev convoca aposentados e pensionistas nascidos em setembro para recadastramento

Thayná Sousa

Mais de 3,9 mil vagas de estágio abertas em grandes empresas para 2026

Ingrid Galvão

Elevador da Glória descarrila e deixa mortos em Lisboa

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais