Portal Castello Connection
DestaquesGeral

Em comemoração a seus 25 anos, Corpo de Dança do Amazonas estreia espetáculo no Teatro Amazonas

Após 19 anos, a coreógrafa Yara Costa volta à companhia para a composição de “Nowhê”

Foto: divulgação

O Corpo de Dança do Amazonas (CDA), junto com a coreógrafa e artista amazonense Yara Costa, apresentam nesta terça-feira (05/09), em comemoração aos 25 anos do Corpo Artístico, uma jornada única na criação do novo trabalho para compor o repertório da companhia. O espetáculo “Nowhê” acontece às 20h, no Teatro Amazonas, com entrada gratuita.

Yara Costa, que foi bailarina, assistente de coreografia e coreógrafa no CDA entre 1998 e 2004, com obras como “Dual” e “Quem te conduz?”, traz em “Nowhê” (vovô em Baniwa), a cultura indígena e a técnica do balé aéreo para a dança. Para ela, a estreia é uma homenagem à natureza e às suas raízes, revivendo memórias e explorando novas alturas.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

“Desde o início, assim que Mário Nascimento me convidou para coreografar, tive o desejo de colocar em cena as minhas duas linhas de pesquisa, dança ou balé aéreo e pesquisas de movimento na dança inspirados e atravessados pela cultura amazônica, pelos corpos e corpas da floresta”, ressalta Yara.

Comemorando 25 anos de existência, o grupo saiu em circulação este ano com a turnê “Amazônia” com espetáculos de Mário Nascimento, Rosa Antuna, Yara Costa, Andressa Miyazato, Regina Advento e Jorge Garcia. Segundo o produtor artístico da companhia, a programação já foi marcada pela estreia de “Caput – Art 5”, de Jorge Garcia, e agora segue com mais um espetáculo inédito.

“A circulação está acontecendo desde março, com a qual já tivemos duas temporadas em São Paulo, e em Belo Horizonte. Encerrando o ano vamos ter ainda temporada no Rio de Janeiro e Goiânia”, afirma Wallace.

Criado em 1998, o CDA é referência em dança contemporânea. E além de realizar espetáculos, o grupo desempenha atividades escolares e de experiência profissional com a população, como os projetos “Dança, arte e escola: Espetáculo didático” e “In Loco”, em parceria com o curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

Relacionados

Manausprev convoca aposentados e pensionistas nascidos em setembro para recadastramento

Thayná Sousa

Mais de 3,9 mil vagas de estágio abertas em grandes empresas para 2026

Ingrid Galvão

Elevador da Glória descarrila e deixa mortos em Lisboa

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais