Portal Castello Connection
Amazonas

Embarcação da UEA percorrerá 9 municípios até chegar à COP30

A expedição navega por diferentes ecossistemas e realidades culturais da Amazônia.

(Foto: Divulgação)

O Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da UEA (Universidade do Estado do Amazonas) recebeu a Caravana Fluvial Iarauçu, uma iniciativa franco-brasileira promovida pelo IRD (Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento) e pela Embaixada da França no Brasil, em parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

A ação faz parte das mobilizações preparatórias para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro, em Belém (PA).

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A expedição navega por diferentes ecossistemas e realidades culturais da Amazônia, destacando práticas locais de adaptação climática e o papel central da região nas discussões globais sobre sustentabilidade.

O trajeto inclui as cidades de Manaus, Itacoatiara, Parintins, Óbidos, Santarém, Monte Alegre, Almeirim, Gurupá, Breves e Belém, com o retorno previsto para o dia 14 de novembro.

Com foco em “agir pela ciência”, a Caravana Iarauçu busca fortalecer a diplomacia e a cooperação científica na adaptação às mudanças do clima. O projeto pretende ouvir os territórios amazônicos, valorizar os saberes tradicionais, dar visibilidade às ações de transição ecológica e fomentar conexões entre ciência, sociedade e gestores públicos — unindo as vozes das margens dos rios aos espaços de decisão da COP30.

Durante o encontro realizado em Itacoatiara com os integrantes da expedição, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Roberto Mubarac, ressaltou a importância da parceria com a Capes e a Embaixada da França. Segundo ele, a cooperação reforça o papel estratégico da UEA na formação de profissionais comprometidos com a sustentabilidade e com projetos de impacto regional.

“A UEA tem investido em projetos que unem educação, sustentabilidade e inovação. Esse encontro é uma oportunidade para mostrar o protagonismo da universidade na preparação da Amazônia não somente para a COP30, mas para o futuro cada vez melhor que virá após esse grande evento”, afirmou.

Relacionados

Praça dos Remédios recebe decoração de Natal e Cantata Natalina

Thayná Sousa

Roberto Cidade quer escolas com poços artesianos para atender comunidades

Thayná Sousa

Manaus terá reforço no transporte e mudanças no trânsito em operação do Dia de Finados

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais