Portal Castello Connection
Educação

Especialista em redação fala sobre a Cartilha do Participante do Enem 2025

Um dos destaques é o uso adequado e autoral do “repertório de bolso”

A nova Cartilha do Participante do Enem 2025, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), reforça que o uso de “repertório de bolso”, citações decoradas e genéricas, deve ser evitado na redação. O documento destaca a importância de argumentos autorais e bem articulados.

A professora de língua portuguesa, especialista em redação, Valesca Oliveira, explica que o alerta é um recado direto aos alunos:

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

“O repertório de bolso é uma ótima estratégia, mas precisa fazer sentido para ser usado no texto dissertativo. Decorar frases prontas não garante nota alta. O corretor avalia se o repertório está realmente ligado ao tema e se o aluno demonstra autoria e reflexão”, orienta.

Com a proximidade da prova, a docente tem reforçado em suas aulas a construção de um repertório reflexivo e autoral, baseado em leituras, atualidades e capacidade crítica. Esses detalhes fazem a diferença para quem busca a nota mil.

 

Relacionados

MEC disponibiliza Carteira Nacional do Centro; saiba como obter

Ingrid Galvão

Cetam abre mais de 67 mil vagas para cursos gratuitos na modalidade EaD

Ingrid Galvão

UEA inaugura biblioteca da Escola Superior de Ciências Sociais

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais