Portal Castello Connection
Cultura

Espetáculo “Eu Capitu” chega a Manaus com releitura contemporânea de Dom Casmurro

A montagem é uma releitura contemporânea de Dom Casmurro, de Machado de Assis, sob o olhar feminino. A peça propõe uma reflexão sobre o silenciamento das mulheres e a violência de gênero na sociedade atual.

(FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa)

Após passar por nove capitais brasileiras, o espetáculo “Eu Capitu” chega pela primeira vez a Manaus, com apresentações gratuitas neste sábado e domingo (25 e 26/10), às 19h30, no Teatro da Instalação, localizado na rua Frei José dos Inocentes, no Centro da capital.

A montagem é uma releitura contemporânea de Dom Casmurro, de Machado de Assis, sob o olhar feminino. A peça propõe uma reflexão sobre o silenciamento das mulheres e a violência de gênero na sociedade atual.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Com texto de Carla Faour e direção artística de Miwa Yanagizawa, o espetáculo é protagonizado por Flávia Pyramo e Mika Makino, e tem idealização e direção geral de Felipe Valle. A realização é da Trupe Produções Artísticas e da Pagu Produções Culturais, com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo do Amazonas, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Uma nova voz para Capitu

Na história, o público acompanha Ana (Mika Makino), uma menina prestes a entrar na adolescência que vive em um ambiente de violência doméstica. Ela busca refúgio em seu mundo imaginário enquanto observa o sofrimento da mãe, Leninha (Flávia Pyramo), vítima de um relacionamento abusivo.

Ao ser obrigada a estudar Dom Casmurro para uma prova, Ana passa a identificar nas páginas do romance as dores e silêncios que também fazem parte de sua vida. É nesse cruzamento entre realidade e ficção que nasce uma nova Capitu — livre para contar sua própria história.

Para a autora Carla Faour, o texto apresenta um olhar simbólico e poético sobre temas duros. “Se o assunto é pesado, eu queria tratá-lo de forma doce e lúdica, criando um universo metafórico. A peça dá voz às mulheres em um mundo ainda dominado por narrativas masculinas”, destaca.

Do trauma à criação artística

A ideia do espetáculo surgiu após o produtor Felipe Valle presenciar um caso de violência doméstica sem conseguir intervir. O episódio o levou a revisitar Dom Casmurro e perceber no clássico as diversas formas de violência simbólica e emocional presentes nas relações humanas.

“Percebi toda a carga de machismo contida naquela obra e quis trazê-la ao teatro pelo olhar feminino. Convidei mulheres para dirigir, escrever e dar vida a essa história tão atual e necessária”, afirma Valle.

A diretora Miwa Yanagizawa reforça o papel do teatro como espaço de reflexão. “Nos interessa instigar o público a enxergar outras possibilidades narrativas e tomar consciência a partir de múltiplas perspectivas. O palco é um lugar para levantar questionamentos, não apenas para oferecer respostas”, diz.

Programação

As sessões em Manaus acontecem no sábado e domingo (25 e 26/10), às 19h30, no Teatro da Instalação. No sábado, haverá roda de conversa com a equipe artística após o espetáculo. No domingo, a apresentação contará com acessibilidade em Libras e audiodescrição.

A entrada é gratuita, e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes de cada sessão. A classificação é de 14 anos, e a duração aproximada é de 90 minutos.

Oficinas formativas

O projeto também oferece duas oficinas voltadas a artistas, estudantes e produtores culturais.

  • Oficina Petrobras “Eu Outra” – ministrada por Miwa Yanagizawa, no sábado (25), das 9h às 13h, no Centro Cultural Palacete Provincial. A atividade propõe uma reflexão sobre narrativas pessoais e ficcionais a partir de objetos afetivos. Inscrições: https://forms.gle/dB4oxgNjPn6ebnbE7

  • Oficina Petrobras “Da Ideia ao Projeto” – com Bárbara Galvão, no domingo (26), das 13h às 17h, no Teatro da Instalação. O foco é o processo de criação e planejamento de projetos culturais. Inscrições: https://forms.gle/pSscLpRBjuqDvH1U6

Relacionados

R4 Rock Band apresenta especial Flash Back no Porão do Alemão neste sábado

Thayná Sousa

Boi Manaus 2025: confira os horários dos shows

Thayná Sousa

Orquestra de Câmara do Amazonas celebra Pärt e Shostakovich em concerto no Teatro Amazonas

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais