Portal Castello Connection
Saúde

Estoque de leite materno na Moura Tapajós despenca e bebês correm os risco de racionamento

As interessadas em doar leite humano podem entrar em contato diretamente com o posto de coleta da Moura Tapajós pelo WhatsApp (92) 98842-8514.

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-D

O Banco de Leite Humano da Maternidade Moura Tapajós, localizada no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus, está com o estoque atual 55% abaixo do necessário. O estado crítico acende um alerta grave, pois, se a situação persistir, o leite doado poderá ser racionado, afetando diretamente os bebês internados na unidade.

De acordo com a enfermeira Lilian Aguiar, responsável pelo posto de leite humano da maternidade, não existe um estoque ideal, pois depende de cada bebê e da prescrição médica, mas, em média, é necessário manter pelo menos 2.400 ml de leite disponíveis por dia. No entanto, nos últimos meses, esse número caiu pela metade.

“Sim, há risco [de racionamento]. O bebê prematuro necessita de leite materno também como medicamento”, disse a enfermeira, ao destacar que uma das principais causas para essa queda nas doações é a falta de divulgação e informação sobre como doar.

Segundo ela, os mais prejudicados são os bebês prematuros e de baixo peso, que não podem ser alimentados por suas mães e dependem exclusivamente do leite humano para garantir nutrição, fortalecimento da imunidade e chances reais de recuperação. O banco de leite atende dezenas de bebês por semana, muitos deles internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.

“Você que está amamentando e percebe que ainda tem leite no peito depois que seu bebê mamou, a senhora pode doar para um bebê prematuro que está na UTI. O leite materno salva vidas. Não deixe de ajudar os nossos pequenos”, disse Lilian.

Ainda segundo a enfermeira, a unidade está intensificando campanhas de conscientização nas redes sociais, com o objetivo de atrair novas doadoras e reforçar a importância da solidariedade materna. Podem doar mulheres saudáveis que estejam amamentando e não façam uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação.

Como doar

As interessadas em doar leite humano podem entrar em contato diretamente com o posto de coleta da Moura Tapajós pelo WhatsApp (92) 98842-8514 (apenas mensagens), de segunda a sexta-feira, em horário comercial, e enviar os exames necessários com menos de seis meses de realização. Caso não possuam os exames, a equipe envia em PDF a solicitação para a doadora realizá-los. Após a avaliação dos exames, a equipe faz todas as orientações necessárias e coloca a doadora na rota de visita domiciliar.

O banco oferece todo o suporte necessário para as doadoras, com coleta de leite em domicílio, buscando os frascos cheios e substituindo por frascos esterilizados, em dias e horários previamente acordados, além de acompanhamento técnico.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Diretor-presidente da FCecon apresenta Cepcolu em Congresso Nacional em SP

Informações da Assessoria

Rosemary Costa Pinto é homenageada com medalha que leva seu nome

Redação

Mais de 650 mortes por Dengue são confirmadas no Brasil, aponta monitoramento

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais